CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Novidade 27/11/2023 GABINETE DO PREFEITO Cartório Eleitoral abre possibilidade de nova seção de votação: Participe e influencie as eleições! Cartório Eleitoral Considera Nova Seção de Votação e Convida Cidadãos a Manifestarem Interesse até 08 de maio de 2024!
#ComprasGovernamentais 17/10/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE COMPRAS PÚBLICAS Palestra sobre licitação, com produtores da agricultura familiar.
#Capacitação 16/10/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE CAPACITAÇÃO - GESTÃO FINANCEIRA Curso Gestão Financeira com foco no Fluxo de Caixa.
#ComprasGovernamentais 14/10/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE CAPACITAÇÃO - COMPRAS GOVERNAMENTAIS Palestra de orientação aos empresários para participar de licitações
#Consultoria 29/09/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Acompanhamento de consultorias Consultoria Gestão Consciente e Planejada.
#Desenvolvimento 13/09/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Apresentação Agenda DEL - Desenvolvimento Econômico Local.
#Desenvolvimento 17/05/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Prefeitura de Marco em parceria com o Sebrae irão realizar a Semana do MEI

Nos dias a 22 a 26 de maio a Prefeitura de Marco, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente, com articulação da Sala do Empreendedor em parceria com o Sebrae, irão realizar a Semana do MEI.

Considerado a porta de entrada para o empreendedorismo, o Microempreendedor Individual (MEI) terá uma programação especial. Durante a Semana do MEI, os especialistas do Sebrae estarão à disposição para tirar dúvidas sobre o funcionamento da modalidade e orientar sobre as vantagens da formalização, promover oficinas de capacitação, apresentar ideias de negócios e dar orientação financeira, além de permitir que o empreendedor já registre um CNPJ para sua atividade. Outros serviços gratuitos, como a elaboração da Declaração Anual, impressão de DAS e consulta de débitos também estarão disponíveis.

Teremos a Sala do Empreendedor Itinerante, onde serão realizados serviços gratuitos, tudo para permitir que o empreendedor possa tirar suas dúvidas e melhorar ainda mais seu negócio, afirma Diego Vasconcelos, agente de desenvolvimento de Marco.

Clique no link abaixo para fazer suas inscrição e confira agora a programação.

PROGRAMAÇÃO

22/05 (segunda-feira) - 19h

Palestra - Como melhorar suas vendas

Local: Auditório EEF Maria Júlia Neves

Consultor: Vinicius Ornelas

23/05 (terça-feira) - 19h

Oficina - Controles Financeiros

Local: Auditório EEF Maria Júlia Neves

Consultor: Flávio Aragão

24/05 (quarta-feira) - 19h

Palestra - Orientações de Acesso ao Crédito

Lançamento do Programa Ceará Credi em Marco

Local: Auditório EEF Maria Júlia Neves

Consultor: Elano Ferreira

25/05 (quinta-feira) - 19h

Palestra - Como vender através de anúncios on-line

Local: Auditório EEF Maria Júlia Neves

Consultor: Wesly Carvalho

26/05 (sexta-feira) - 18h

Feira do Empreendedor e da Agricultura Familiar - edição 2023

Local: Praça Dom José

#Empreendedorismo 12/04/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Reunião de Contextualização e alinhamento do Selo de Atendimento 2023

Hoje (12/04), na Sala do Empreendedor, foi realizada reunião com o secretário de desenvolvimento econômico, Júnior Osterno; consultora do Sebrae, Silvia Fernanda Oliveira e o agente de desenvolvimento, Diego Vasconcelos para análise dos critérios de avaliação e discussão para elaboração do Plano de Ação, ciclo 2023.

Em 2022 recebemos o Selo Ouro. Estamos sempre em busca da melhoria no atendimento e de ações para fomento do desenvolvimento do município.

#Empreendedorismo 12/04/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Aconteceu hoje (12/04), na Sala do Empreendedor, reunião para organização da Semana do MEI 2023

Aconteceu hoje (12/04), na Sala do Empreendedor, reunião para organização da Semana do MEI 2023, que será realizada no mês de maio.

A Semana do MEI é um evento que é realizado em parceria com o Sebrae, onde são desenvolvidas atividades para fomentar o empreendedorismo e orientar o Microempreendedor Individual.

#Empreendedorismo 10/03/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Adece e Sindmóveis discutem desenvolvimento do Polo Moveleiro de Marco.

Na última sexta (03/03), o prefeito do município de Marco, Roger Aguiar, o presidente do Sindicato das Indústrias do Mobiliário no Estado do Ceará (Sindmóveis), Osterno Júnior, empresários do segmento e o agente de desenvolvimento, Diego Vasconcelos, estiveram na ADECE junto ao presidente Danilo Serpa, buscando estratégias para promover e alavancar o Polo Moveleiro de Marco.

Com a articulação do presidente da ADECE, foram recebidos pela secretária do Turismo do Ceará (SETUR), Yrwana Albuquerque, e discutiram alternativas para fomentar o setor, promovendo ações para atrair compradores nacionais e internacionais por meio de eventos de negócios.

A expansão do programa Ceará Credi no município de Marco foi outro assunto abordado no encontro.

#Empreendedorismo 16/11/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Curso de Preparo de Pães e Hambúrger Artesanal.

A Prefeitura Municipal de Marco, através Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente em parceria com o SENAC está disponibilizando o Curso de Preparo de Pães e Hambúrger Artesanal.

O curso será realizado nos dias 21/11 a 25/11/2022, no horário de 13h às 17h, na Cozinha Comunitária e terá a carga horária de 20hs.

As inscrições são realizadas na Sala do Empreendedor (Prefeitura de Marco).

Informações: (88) 99376-1563.

#Empreendedorismo 16/11/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Curso de Coquetéis e Drinks.

A Prefeitura Municipal de Marco, através Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente em parceria com o SENAC está disponibilizando o Curso de Coquetéis e Drinks.

O curso será realizado nos dias 21/11 a 25/11/2022, no horário de 08h às 12h e terá a carga horária de 20hs. Para participar do curso o interessado tem que ter ser maior de 18 anos.

As inscrições são realizadas na Sala do Empreendedor (Prefeitura de Marco).

Informações: (88) 99376-1563.

#Desenvolvimento 14/11/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE CURSO DE MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS INDUSTRIAIS

A prefeitura municipal de Marco, através Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente em parceria com o SENAI está disponibilizando o Curso de Manutenção de Máquinas Industriais.

O curso será realizado em 02 turnos, manhã e noite no Tiro de Guerra (em frente ao hospital).

As inscrições são realizadas na Sala do Empreendedor.

Informações: (88) 99376-1563.

#Gastronomia 07/11/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Inscrição da empresa expositora no II Festival Gastronômico Marco Gourmet

O 2° FESTIVAL GASTRONÔMICO MARCO GOURMET será realizado dia 25/11/2022 (sexta-feira).

Segue abaixo o link para inscrição da empresa expositora:

https://forms.office.com/r/c01cgqMLu8

#Empreendedorismo 30/09/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Inclusão Produtiva: Diagnóstico do setor da beleza do distrito de Mocambo.

Na manhã de quinta-feira, dia 15/09/2022, a Prefeitura Municipal de Marco, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente, com articulação da Sala do Empreendedor e apoio do Sebrae, reuniram os empreendedores do setor da beleza do Distrito de Mocambo.

O agente de desenvolvimento, Diego Vasconcelos, iniciou a reunião com a apresentação da Sala do Empreendedor, serviços oferecidos e a importância da formalização do negócio.

Com a participação da analista do Sebrae, Raquel Gobb, foi feito um diagnóstico das demandas do setor da beleza do Distrito de Mocambo (Marco/CE). Através desta análise, iremos montar um Plano de Ação para o desenvolvimento dos profissionais do setor na região.

Em seguida apresentamos o evento 30ª Feira Regional da Beleza, que acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de outubro de 2022 no Centro de Eventos em Fortaleza/CE, onde iremos articular para viabilizar uma caravana para que os empreendedores do setor possam ter a oportunidade de aprendizado e network, além de conhecer as marcas de produtos mais conceituados do mercado.

#Empreendedorismo 30/09/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Inclusão Produtiva: Diagnóstico do setor da beleza do distrito de Panacuí.

Inclusão Produtiva: Diagnóstico do setor da beleza do distrito de Panacuí.

Na tarde de quinta-feira, dia 15/09/2022, a Prefeitura Municipal de Marco, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente, com articulação da Sala do Empreendedor e apoio do Sebrae, reuniram os empreendedores do setor da beleza do Distrito de Panacuí.

O agente de desenvolvimento, Diego Vasconcelos, iniciou a reunião com a apresentação da Sala do Empreendedor, serviços oferecidos e a importância da formalização do negócio.

Com a participação da analista do Sebrae, Raquel Gobb, foi feito um diagnóstico das demandas do setor da beleza do Distrito de Panacuí (Marco/CE). Através desta análise, iremos montar um Plano de Ação para o desenvolvimento dos profissionais do setor na região.

Em seguida apresentamos o evento 30ª Feira Regional da Beleza, que acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de outubro de 2022 no Centro de Eventos em Fortaleza/CE, onde iremos articular para viabilizar uma caravana para que os empreendedores do setor possam ter a oportunidade de aprendizado e network, além de conhecer as marcas de produtos mais conceituados do mercado.

#Administração 28/09/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Desburocratização: Programa Empresa Mais Simples

A Prefeitura Municipal de Marco, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente, iniciou na quarta dia 31/08/2022 mais uma ação do Programa Cidade Empreendedora.

No eixo Desburocratização, serão desenvolvidas ações para implantação do Programa Empresa Mais Simples. O secretário da pasta, Júnior Osterno; o agente de desenvolvimento, Diego Vasconcelos; o responsável pelo setor de tributos, Galdêncio Leorne; a responsável pela vigilância sanitária, Maciela Oliveira; estiveram reunidos onde foi apresentado pelo consultor Gilberto Pires a importância da implantação da Lei de Liberdade Econômica e do Programa Empresa Mais Simples, onde ocorre um fluxo automático no processo de formalização de empresas.

"O objetivo principal é trazer um impacto positivo para a economia do município, pois com a implementação do programa, irão ser beneficiadas as empresas de pequeno e médio porte, reduzir o custo do processo e a burocracia na legalização desses novos negócios", ressalta Júnior Osterno, secretário da pasta.

#Tecnologia 13/09/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Palestra Marketing e Vendas, para os empresários do varejo do município.

A Prefeitura Municipal de Marco, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente, com a articulação da Sala do Empreendedor realizaram a Palestra Marketing e Vendas, para os empresários do varejo do município.

Em mais uma ação para o desenvolvimento do varejo local, a SDE em parceria com o Sebrae, promoveram uma palestra com o consultor Elvis, onde o mesmo abordou os temas: redes sociais, prospecção de vendas e equipe de vendas, como transformar o lead em cliente.

"Estamos proporcionando oportunidades para que o empresário do município possa se capacitar e organizar seu negócio", ressaltou Júnior Osterno, secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente.

#Agricultura 12/09/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE XXV Seminário PEC Nordeste 2022

Com o Apoio do Sebrae e da prefeitura de Marco a Cooperativa Nutrivale marcou presença na Feira Internacional da Fruticultura durante o XXV Seminário PEC Nordeste 2022, mostrando que o Perímetro Irrigado do Baixo Acaraú tem um imenso potencial para comercialização de frutas orgânicas, como o caju, acerola e goiaba.

Durante o evento propostas de parcerias e ampliação da área plantada foram destaque, além da precificação da acerola orgânica, que foi elevada e será comercializada na safra 2022 com valores 45% mais altos que a safra anterior. Isso se atribui ao reconhecimento da Cooperativa de cumprir e honrar os contratos estabelecidos e da coesão do grupo de produtores orgânicos que vem gerando desenvolvimento local.

A Nutrivale agora se prepara mais dentro em breve, realizar processamento de polpas, sucos e fibras na agroindústria da cooperativa que está sendo revitalizada e adaptada ao beneficiamento da produção, merecendo destaque aos mais de 40 hectares de cajueiro orgânico do grupo.

#Empreendedorismo 12/09/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Organização empresarial enquanto entidade de classe

Consolidando as ações realizadas no COMÉRCIO e SERVIÇO no município de Marco.

Estamos trabalhando para FORTALECER o setor, junto com parcerias como o SEBRAE.

Convidamos a TODOS, para que JUNTOS possamos discutir ações e avançar no desenvolvimento, proporcionando BENEFÍCIOS exclusivos aos empresários.

Data: 14/09/2022

Horário: 18h30

Local: Tiro de Guerra (Em frente ao hospital)

#Segurança 12/09/2022 GABINETE DO PREFEITO A GCMM - Guarda Civil Municipal de Marco

A capacitação é uma necessidade e uma exigência para todas as guardas do País, que determina que os integrantes das corporações devem ser submetidos a qualificação profissional constante para melhor atuação nas ocorrências diárias.

No cronograma do curso foram abordados diversos temas, tendo como foco principal a atuação no trânsito local.

#Desenvolvimento 06/09/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Cidade Empreendedora: município de Marco inicia sua Agenda de Desenvolvimento Econômico Local.

No dia 16/08/2022 (terça-feira), a Prefeitura Municipal de Marco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente, em parceria com o Sebrae/CE, iniciaram a construção de sua Agenda DEL - Agenda de Desenvolvimento Econômico Local.

O Programa Cidade Empreendedora tem como objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos sob o olhar empreendedor; um grande passo para aprimorar empreendedores e desenvolver o Ambiente de Negócios.

No Eixo Gestão Municipal a Agenda Del é a construção compartilhada e paritária entre Setor Público, Setor Produtivo e Sociedade Civil Organizada de uma visão de futuro e uma agenda estratégica de desenvolvimento econômico, validada pela sociedade e embasada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU e fundamentada na abordagem DEL.

"Estamos muito felizes com a realização de mais um grande passo para o município de Marco; é de nossa inteira preocupação incentivar o empreendedorismo e dar total condições para o desenvolvimento econômico.", explicou Junior Osterno, secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente.

#AgroPecuária 01/09/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE lançamento do programa + Pecuária Brasil.

A Prefeitura Municipal de Marco, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico convida a todos os agropecuaristas para participarem do lançamento do programa + Pecuária Brasil. Esse programa inédito de melhoramento genético vai atender aos agropecuaristas familiares com acesso à tecnologia mais importante na produção de rebanhos. O lançamento será online no dia 02/09/2022 às 10h, com transmissão no canal do YouTube TV Conafer.

#Infraestrutura 11/08/2022 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA 2ª Etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário
#Desenvolvimento 11/08/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Workshop de elaboração da Agenda DEL - Desenvolvimento Econômico Local

O prefeito Roger, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente, convida V, Sª para o Workshop onde iremos desenvolver a Agenda DEL, juntamente com os empresários dos diversos setores, líderes de associação, líderes do terceiro setor, gestão municipal, contadores, a partir das potencialidades locais e com base no Plano de Desenvolvimento Econômico do município de Marco.

???? Data: 16/08/2022

Horário: 19:00

Local: Tiro de Guerra (em frente ao hospital)

#MeioAmbiente 09/08/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE MARCO RECEBE NOTA MÁXIMA NO IQM 2022

O município de Marco, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente, recebeu pelo 5° ano consecutivo a nota máxima no Índice de Qualidade do Meio Ambiente - IQM 2022, publicado na última quarta-feira (03/08) pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado - SEMA. Para isso, o município atendeu a todos os critérios do IQM, a partir de documentação exigida pela SEMA.

O Programa do IQM é um mecanismo que possibilita ao município receber o repasse

orçamentário de até 2% da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias

e Serviços - ICMS Socioambiental, para investir no desenvolvimento das ações

voltadas à implementação da Política de Resíduos Sólidos.

Essa conquista é resultado de um forte trabalho da equipe técnica da secretaria que vêm sendo realizado em políticas ambientais no municipio de Marco.

#Desenvolvimento 20/06/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE II Hackathon - Soluções Criativas e Inovadoras para o Polo Moveleiro de Marco

A Prefeitura de Marco, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente, em parceria com o Sebrae e a EEEP Mons. Waldir Lopes de Castro realizaram o II Hackathon, nos dias 25/06 a 27/06, ação que faz parte do Programa Cidade Empreendedora, com o tema: Soluções criativas e inovadoras para o Polo Moveleiro de Marco.

Hackathon é um evento que reúne as áreas de tecnologia, designer e outros profissionais de diversas áreas, com o intuito de, em um período curto de tempo, criar soluções inovadoras para algum problema específico.

Neste ano, tivemos a participação de 90 alunos dos cursos técnicos da EEEP Mons. Waldir Lopes de Castro onde os mesmos visitaram as empresas, modelaram as ideias, aplicaram metodologias de gestão ágil e canvas, criaram projetos e por fim apresentaram para uma mesa avaliadora.

Tivemos a apresentação de 10 projetos com diferentes soluções e o projeto que teve destaque e ficou em 1º lugar foi da startup UP WORK, com a proposta de criar uma plataforma para contratação inteligente de colaboradores com base na capacidade técnica e emocional. A equipe vencedora ainda participou da 3ª edição do Salão de Móveis do Ceará, a maior feira de negócios da região.

#MeioAmbiente 03/06/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Vem aí a Semana do Meio Ambiente!

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente de Marco em parceria com o Governo do Estado promovem a Semana do Meio Ambiente 2022, com o tema: Nascentes Preservadas, Água Garantida, de 05 à 11 de junho.

O evento terá palestras, oficina, pedalada ecológica e distribuição de mudas.

Confira a programação!

#MeioAmbiente 30/05/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE MOA lança Sistema de informatização dos processos de Licenciamento Ambiental

MOA - Marco Órgão Ambiental, lançou na última terça-feira (10/05), o Sistema de Licenciamento Ambiental, instrumento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente que transforma as solicitações, análise e decisão das licenças ambientais em processos informatizados.

Com o novo sistema, toda entrada de documentos, análise processual, contato com o empreendedor e informação a respeito do deferimento ou não da licença serão feitos de forma eletrônica automatizada, através do próprio site da prefeitura municipal, além de notificações a respeito do andamento processual que serão recebidas pelo telefone de contato fornecido pelos empreendimentos.

Do ponto de vista da transparência, o sistema permite que toda a sociedade tenha acesso às etapas do pedido de licenciamento, tendo em vista que as informações ficam disponíveis na internet. No aspecto comodidade, o cidadão poderá acompanhar a tramitação do processo sem a necessidade de deslocamento até à secretaria. Já do ponto de vista da padronização, o sistema traz exigências mais claras à sociedade em relação à composição do processo de licenciamento, o que aumenta a segurança técnica.

Segundo Laís Sales, Diretora do Meio Ambiente a mudança trará mais celeridade na análise dos processos de licenciamento, garantindo maior eficiência e um melhor serviço ao cidadão Marquense que busca a regularização de seu empreendimento.

#SemanadoMEI 30/05/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Semana do MEI 2022

A Prefeitura Municipal de Marco, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente em parceria com o SEBRAE e Sala do Empreendedor realizaram a Semana do MEI 2022.

O evento, que ocorreu do dia 16 à 20/05, contou com:

Oficina sobre Linhas de crédito com a participação das instituições financeiras; Oficina aumentando suas vendas com criatividade, com a instrutora Rafaela Goes de Oliveira; Oficina sobre custos e precificação para o MEI, com o instrutor Paulo César de Lucena Alves e Palestra sobre marketing digital para empreendedores, com os palestrantes Elvis Narciel da Silva Gonçalves e Wesly Carvalho. Durante toda semana foi realizado também o curso de Bolos e Doces Regionais, com a parceria do SENAC.

Estas ações promoveram momentos de grande troca de experiências e muito aprendizado, com participação diária de mais de 50 empreendedores marquenses.

#Desenvolvimento 25/05/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Marco conquista 2º lugar do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na categoria Inovação e Sustentabilidade Região Nordeste

Na última quinta-feira (19/05), no Teatro Rio Mar em Fortaleza, o Prefeito Roger Aguiar, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente - SDE conquistou premiação na 11° Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na categoria Inovação e Sustentabilidade Região Nordeste.

Nesta edição, participaram da premiação 55 projetos, inscritos por gestores municipais cearenses em oito categorias: Desburocratização, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Empreendedorismo na Escola, Marketing Territorial e Setores econômicos, Inovação e Sustentabilidade, Cooperação e Governança Regional e Cidade Empreendedora.

Na ocasião o Prefeito Roger Neves Aguiar, recebeu o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, conquistando o 2° lugar na categoria Inovação e Sustentabilidade Região Nordeste, reflexo das ações dos programas executados para o desenvolvimento dos pequenos negócios do município, seja no agronegócio, comércio e serviço.

Para concorrer, o município de Marco, através da SDE, apresentou sobre a experiência da implantação do Projeto AgroNordeste que visa o desenvolvimento da capacidade produtiva dos pequenos agricultores do Nordeste com a Melhoria Genética da Fruticultura e Bovinocultura. Desde sua implantação no município, em 2017, o programa contribuiu na prestação de assistência técnica gerencial, na capacitação empresarial para jovens no campo, na transferência de tecnologia para produtores, e promoveu a participação de produtores em feiras, eventos e rodadas de negócios do setor agro.

A cerimônia contou com a presença da governadora Izolda Cela, o Presidente da Fiec Ricardo Cavalcante e do Superintendente do Sebrae Ceará Joaquim Cartaxo.

#Desenvolvimento 16/05/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE SEMANA DO MEI 2022

Com iniciativa da Prefeitura Municipal de Marco, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e em parceria com o SEBRAE e SENAC, as atividades da semana serão desenvolvidas pela Sala do Empreendedor para auxiliar o Microempreendedor Individual (MEI) que já se formalizou, ou ainda deseja abrir uma empresa, expandir os negócios ou se reinventar neste momento de mudanças.

As atividades terão início segunda-feira (16/05) e irão até sexta-feira (20/05).

Evento gratuito, as inscrições podem ser realizadas:

- Sala do Empreendedor (localizada em cima da biblioteca, prefeitura)

- No link da BIO no Instagram:

@saladoempreendedor_marcoce

- No local do evento

#Desenvolvimento 16/05/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE EM PARCERIA SEBRAE E SDE GESTÃO MUNICIPAL REALIZOU O PLANO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO MUNICÍPIO.

Na noite desta quarta-feira (04/05), a Prefeitura Municipal de Marco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e o Sebrae/CE, lançaram o Plano de Desenvolvimento Econômico do município.

Marco participa do Programa Cidade Empreendedora, que objetiva incentivar a transformação local no município pela implantação de políticas em diversos eixos, sendo o Plano de Desenvolvimento Econômico um dos seus componentes.

Desenvolvido a partir de pesquisas socioeconômicas e do diálogo com lideranças locais do município, o Plano contém ações voltadas para as áreas do agronegócio, comércio, serviço, indústria. Além disso, também há iniciativas voltadas para a formalização das empresas e para o fortalecimento da agricultura familiar.

#Desenvolvimento 13/05/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE PROGRAMA DA PISCICULTURA

Na manhã desta quinta-feira (05/05), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente esteve reunida com os piscicultores, visando subsidiar estratégias para o fortalecimento da Piscicultura no Município de Marco.

Na ocasião foi abordado como pauta principal as linhas de créditos voltadas para a piscicultura para os produtores que desejam ampliar o seu negócio, além de orientações tanto aos produtores iniciantes quanto àqueles que já atuam na piscicultura, mostrando os principais pontos que devem ser observados no processo de planejamento e operação da produção de peixes, com o objetivo de desenvolver a atividade de forma correta, economicamente viável e ambientalmente sustentável.

#Administração 07/04/2022 SECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS REUNIÃO PARA ELABORAÇÃO DA LDO PARA O EXERCÍCIO DO ANO DE 2023

REUNIÃO DE APRESENTAÇÃO DA LDO- LEIDE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS PARA O ANO DE 2023

#MeioAmbiente 01/04/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE MARCO CELEBROU A FESTA ANUAL DAS ÁRVORES 2022

A Prefeitura Municipal de Marco, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura Tecnologia e Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado - SEMA, realizou na última quinta-feira (24/04), na Praça Dom José Tupinambá, a Campanha: Adote Uma Árvore em comemoração à FESTA ANUAL DAS ÁRVORES, que teve como tema neste ano: Celebrando as Espécies Nativas do Ceará.

Na ocasião a secretária Laís Sales e toda equipe da SDE/MOA estiveram juntamente com os Agente Jovem Ambiental - AJA's distribuindo mudas de plantas nativas para a população marquense em troca de garrafas PET, incentivando o plantio de espécies nativas e a proteção da flora no nosso município.

#FAA2022 #MOA #meioambiente

#Segurança 24/03/2022 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA CNH POPULAR GRATUITA!

Governo do Ceará oferta mais 25 mil habilitações em 2022 com nova etapa do CNH Popular

A população cearense será beneficiada com mais 25 mil vagas para habilitações gratuitas até o fim de 2022. A informação foi divulgada pelo Governo do Ceará, na manhã desta terça-feira (22), que lançou nova etapa do Programa CNH Popular 2022. O anúncio contou com a presença do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela, do secretário da Infraestrutura do Ceará, Lúcio Gomes, e do superintendente do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), Maximiliano Quintino.

?Quem pode participar?

beneficiários do Programa Auxílio Brasil

pessoas com deficiência

pessoas Egressas do Sistema Penitenciário

Confira o passo a passo para se inscrever:

Acesse o site do Detran.

Preencha com o seu CPF e selecione o tipo de beneficiário.

Clique em confirmar

Coloque as informações solicitadas e anexe a documentação exigida

Não esquecer de colocar o número de telefone

Os dados passarão por análise do Detran.

Após a aprovação do cadastro, será agendada a COMISSÃO onde você será devidamente direcionado pelo Detran para a autoescola.

?Os documentos necessários são:

??Identidade com foto

??CPF

??Comprovante de residência ou Declaração de residência

??Declaração Médica

??Declaração de Egressão do Sistema Penitenciário

??Comprovante de vacinação (ciclo vacinal completo)

#Desenvolvimento 21/03/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Plano para Fortalecimento das Indústrias Moveleiras de Marco

Na quinta-feira (10/03), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente realizou reunião com os fabricantes da indústria moveleira de Marco.

Estiveram presentes o Prefeito Roger Aguiar e a Secretária Laís Sales juntamente com a analista técnica, Raquel Gobb, representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE Regional Norte, onde foram discutidas as ações do Plano para Fortalecimento das Indústrias Moveleiras de Marco, a partir do diagnóstico realizado pelo Agente de Desenvolvimento Diego Vasconcelos.

Na ocasião o Prefeito Roger firmou o compromisso em apoiar o desenvolvimento do setor moveleiro.

#MeioAmbiente 17/03/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE FESTA ANUAL DAS ÁRVORES 2022

A Prefeitura Municipal de Marco, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura Técnologia e Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado - SEMA, convida a todos para participar das comemorações da FESTA ANUAL DAS ÁRVORES, que tem como tema Celebrando as Espécies Nativas do Ceará. Para a nossa programação estaremos realizando a Campanha: Adote Uma Árvore, na próxima quinta-feira (24/04) às 16h na Praça Dom José Tupinambá, onde haverá distribuição de mudas para a população em troca de garrafas PET, incentivando o plantio de espécies nativas e a proteção da flora no nosso município. Contamos com a sua presença. #FAA2022 #MOA #meioambiente

#AssistênciaSocial 17/03/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL LISTA DO BENEFECIÁRIOS DO VALE GÁS
#Desenvolvimento 16/03/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE PM MARCO - SDE/SEBRAE REALIZA PLANEJAMENTO PARA 2022

Na manhã desta quinta-feira (24/02), a Secretária Laís Sales e toda a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente estiveram reunidos juntamente com articuladora, Suilany Teixeira e a analista técnica, Raquel Gobb, representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE Regional Norte

Na oportunidade foi discutido o planejamento dos programas para orientações especializadas, onde serão ofertados consultorias, cursos e palestras voltadas para a Indústria, Agronegócio, Comércio e Serviços, garantindo acesso à inovação, tecnologia e mão de obra especializada para o município.

#Desenvolvimento 24/02/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Lançamento do Programa de Desenvolvimento Territorial - PRODETER da Cajucultura, Litoral Oeste - Acaraú

Na manhã desta terça-feira (22/02), o município de Marco participou, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente, do Lançamento do Programa de Desenvolvimento Territorial - PRODETER - AGRONORDESTE e do Plano de Ação Territorial da Cajucultura do Litoral Oeste-Acaraú, em Cruz.

O PRODETER, promovido pelo Banco do Nordeste em parceria com o município de Marco, tem o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva da cajucultura, inserir inovações tecnológicas e promover financiamentos, melhorando a produção, a renda e a qualidade de vida dos produtores locais.

O evento contou com a presença dos representantes dos municípios acompanhados pelos seus produtores. Na ocasião a secretária, Laís Sales, ressaltou a importância da parceria com o Banco do Nordeste e a perspectiva de um melhor desenvolvimento na agricultura aliado ao licenciamento ambiental da atividade no município de Marco, o qual desburocratiza e facilita o processo para os agricultores locais, além dos mesmos serem isentos de taxas de licenciamento e assim poder colher cada vez mais frutos.

#Empreendedorismo 21/02/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE ATENÇÃO MEI, CHEGOU A HORA DE FAZER A SUA DECLARAÇÃO ANUAL

A Prefeitura de Marco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está disponibilizando ao Microempreendedor Individual (MEI) atendimento gratuito na Sala do Empreendedor para o envio da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), até o dia 31 de maio.

A Declaração Anual é o instrumento de declaração do total da receita das vendas/serviços do Microempreendedor Individual ao longo do ano.

Ficou com dúvidas? Fale com a gente, Sala do Empreendedor: (88) 99600.9192 Whatsapp.

#Desenvolvimento 10/02/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE DECLARAÇÃO ANUAL DO MEI

Microempreendedores individuais (MEIs) devem ficar atentos ao prazo de entrega da Declaração Anual do MEI. O prazo termina no dia 30 de maio, mas é importante não deixar para a última hora.

O Documento deve conter informações básicas de receitas e despesas do ano de 2021. O Agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor do município de Marco, ressalta que ao não fazer a Declaração Anual por dois anos seguidos a empresa torna-se inapta, os DAS ficam indisponíveis para emissão, o empreendedor não poderá emitir nota fiscal e obter certidões, além de ficar impossibilitado de obter crédito em bancos e instituições financeiras.

Caso o empreendedor precise de orientação, ele pode dirigir-se à Sala do Empreendedor e fazer sua Declaração.

#AssistênciaSocial 11/01/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 1.518 Beneficiários contemplados com o Programa Vale-Gás Social, confira a lista.

A Prefeitura de Marco, em parceria com o Governo do Ceará, divulga, nesta terça-feira (11), a lista dos 1.518 beneficiários contemplados com o Programa Vale-Gás Social, para auxiliar as famílias em situação de vulnerabilidade social, com recarga gratuita do botijão de gás.

A equipe da SMAS orienta os contemplados a procurarem à unidade do CRAS Sede ou CRAS Triângulo, conforme a lista divulgada, com os documentos necessários (RG, CPF, NIS e comprovante de residência) em mãos, para retirada do vale.

É importante destacar que as famílias beneficiadas foram identificadas a partir dos critérios determinados em decreto pelo Governo do Ceará. Cabe à Prefeitura, a organização e a entrega dos tíquetes.

Confira a lista dos beneficiários por CRAS no link abaixo:

#MeioAmbiente 17/12/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE MOA ENTREGA KIT FARDAMENTO DO PROGRAMA AGENTE JOVEM AMBIENTAL - AJA

A Prefeitura Municipal de Marco, através do Marco Órgão Ambiental - MOA e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente - SDE, realizou nesta quinta-feira (16/12), a segunda etapa da entrega dos kits de fardamento para os marquenses selecionados para o programa Agente Jovem Ambiental (AJA), que acontece em parceria com o Governo do Estado.

O Programa, tem como objetivo estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, através da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.

Cada Agente Jovem Ambiental recebeu um kit contendo mochila, boné, garrafa e duas blusas. Além disso, os contemplados pelo projeto, recebem uma bolsa mensal de R$ 200,00, seguro-acidente, cursos e formações durante os 12 meses de duração do projeto, que pode ser prorrogado pelo mesmo período.

No total, 51 jovens participam do projeto no município. "Nós estamos engajados, e empenhados para fortalecer o projeto no município, buscando novas parcerias para enriquecer e ampliar a formação desses jovens não só na educação ambiental, mas também no lado social", destacou Laís Sales Silva, Secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente de Marco.

#Desenvolvimento 06/12/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE LANÇAMENTO DO PROJETO ECO JUÁ NO MUNICÍPIO DE MARCO

Na manhã dessa quinta-feira (01/12), o Marco Órgão Ambiental - MOA, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente - SDE, lançou do Projeto Eco Juá no município de Marco em parceria com o Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos da Região Litoral Norte - CPMRS e a empresa Sabão Juá

O Projeto trata-se de uma importante política socioambiental e tem o objetivo de recolher o óleo (vegetal ou animal) pós-consumo, destinando para produção de sabão, evitando que esse resíduo seja descartado de forma inadequada, podendo causar contaminação do solo, dos recursos hídricos e problemas no sistema de esgotamento sanitário.

Além dos benefícios para o meio ambiente, o Projeto tem a contrapartida com a inclusão social, onde cada litro de óleo arrecadado, será convertido em repasses financeiros para ajudar a manter a Associação Beneficente Amigos pela Vida, instituição sem fins lucrativos da cidade de Marco, conhecida por Casa de Caridade O Bom Samaritano, que presta assistência a idosos.

Estiveram presentes no evento o Prefeito Roger, o Secretário da SDE, Júnior Osterno, a equipe da SDE e do MOA, representantes do CODEMA, além do representante da Empresa Juá, Magérbio Veríssimo, o representante do CPMRS, Afonso Alves e o representante da Associação, Sr. Francisco das Chagas Rios Neves.

#Desenvolvimento 02/12/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE I FÓRUM DA PISCICULTURA DA CIDADE DE MARCO

Na última quinta-feira (25/11/2021) o Município de Marco, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente realizou o 1° Fórum da Piscicultura na casa do Sr. Dadá Xavier.

Na ocasião estiveram presentes o Secretário da SDE, Júnior Osterno, um consultor do SEBRAE, Sr. Pedro Lopes, os representantes da empresa Guabi, especializada em ração animal, Pedro Fontenele e Paulo Matheus, que abordaram sobre o tema nutrição e saúde animal. Além dos piscicultores locais.

Essa iniciativa tem por objetivo promover um espaço de discursão sobre os maiores desafios e dificuldades para se conseguir prosperar no ramo da piscicultura.

O Secretário da SDE, Júnior Osterno, frisou sobre os principais desafios para prospecção da piscicultura: povoar os tanques com animais de boa genética, a compra de uma boa ração, e a venda do produto final. Com isso, o mesmo ainda fez uma comparação com a trajetória do Polo Moveleiro de Marco, que atualmente é referência, ressaltando a importância da união de todos os produtores para o sucesso da piscicultura.

#Desenvolvimento 28/10/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE PLANO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO MUNICÍPIO DE MARCO-CE

Na última sexta-feira (22/10) foi realizada a reunião sobre o Plano de Desenvolvimento Econômico do Município de Marco - CE, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente, com a presença do Secretário da SDE, Júnior Osterno, do Agente de Desenvolvimento Diego Vasconcelos e o técnico do SEBRAE, Lauro Chaves Neto, PHD em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona.

Para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico, está sendo realizado um diagnóstico em vários setores econômicos para saber a realidade e a dificuldade de cada um e assim traçar ações para o desenvolvimento das mesmas.

#Agricultura 20/10/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Visita Técnica na Unidade de Processamento do Leite no Diamante.

A Prefeitura Municipal de Marco, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura Tecnologia e Meio Ambiente esteve reunida na última quinta-feira (14/10/2021) com os produtores, na Unidade onde está sendo instalado o tanque de resfriamento de Leite no Assentamento Diamante juntamente com a equipe da SDA, o Consultor Técnico Marcílio, Caio da Caixa Econômica e o empresário César Cacau da Vale Milk, quem irá realizar a logística da coleta do leite.

Na ocasião a empresa Vale Milk ficou responsável pela instalação do tanque bem como disponibilizará treinamento para manuseio do equipamento por parte dos produtores.

Essa iniciativa beneficiará toda a região, pois o tanque de resfriamento tem capacidade de armazenamento de dois mil litros de leite, sendo muito importante para a cadeia da bovinocultura leiteira.

#Agricultura 07/10/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Comitiva de Reriutaba no Município de Marco

Na última sexta-feira (27/08), o município de Marco recebeu a visita dos produtores e técnicos da Secretaria de Agricultura do município de Reriutaba para conhecer os Programas realizados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente de Marco.

Na ocasião foi realizada visita em campo nas Localidades de Remanso, Solidão, Diamante e Distrito Irrigado Baixo Acaraú com o objetivo de mostrar os resultados obtidos pelos produtores de Marco participantes dos Programas de Bovinocultura, Cajucultura, Piscicultura, Palma e Programa Mais Leite.

Essa troca de experiencia foi muito valiosa para os municípios, principalmente para o município de Reriutaba que provavelmente implantará muitos desses programas para fomentar cada vez mais o desenvolvimento dos produtores locais.

#Desenvolvimento 07/10/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Cerimônia de entrega do Plano Diretor Municipal de Marco

Na manhã desta terça feira (31/08), na sede da Prefeitura de Marco, foi realizada a Cerimônia de Entrega da Elaboração do Projeto de Lei do Plano Diretor Municipal. Entre as demais autoridades presentes estavam o Prefeito Roger, vereadores, secretários e diretores municipais.

Para a elaboração do Plano Diretor Municipal foi priorizado que a construção do documento fosse pautada na realidade, que fosse exequível e que contemplasse múltiplos olhares sobre a urbanização do município.

Marco têm por premissa a implantação de um Plano Diretor personalizado e deve ser submetido a Câmara Municipal para análise e validação. "A partir destes esforços a cidade caminha para o desenvolvimento de seu status e, certamente, de avanços a partir do documento que foi gerado", destacou o Prefeito.

#Empreendedorismo 07/10/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Lançamento do Programa Cidade Empreendedora

Na última quinta-feira (09/09) o Prefeito Roger, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente de Marco em parceria com o Sebrae, realizou o Lançamento do Programa Cidade Empreendedora.

O Cidade Empreendedora é um programa de transformação dos municípios, conectado com a estratégia de desenvolvimento territorial do Sebrae, que visa direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico local com foco na melhoria do ambiente de negócios, no fomento ao empreendedorismo e na promoção da competitividade empresarial.

No município de Marco, a estratégia do programa se baseia em uma atuação sistêmica junto ao poder público, para que este seja um agente facilitador, fomentador, eficiente e ágil; junto ao mercado, para que seja equilibrado, inclusivo, cooperativo e competitivo; e junto à sociedade para estimular uma formação de capital social capaz de sustentar o processo de desenvolvimento.

O Comitê Gestor do Programa Cidade Empreendedora no Município de Marco é constituído pelos seguintes membros efetivos: Prefeito e Coordenador na Gestão Municipal do Programa: Roger Neves Aguiar; representante de Desenvolvimento Econômico: Geraldo Bastos Osterno Júnior; representante de Educação Empreendedora: Maria Edineila Silveira; representante de Assuntos Estratégicos: Jesus Dyêgo Armando Silva; representante de Apoio à Micro e Pequena Empresa: Diego José Carvalho Vasconcelos; representante do Setor de Licitações: Jayane Mara Rocha; representante do Comércio Local: John Lucas dos Santos Silva; representante da Agricultura: Francisco Herderson Gomes Matos; representante da Procuradoria do Município: Samuel David de Andrade Medeiros Barbora; e representante do Poder Legislativo: Iná Maria Macêdo Osterno.

#Desenvolvimento 07/10/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE I ENCONTRO SOBRE AGRICULTURA SUSTENTÁVEL: CACAU CLONAL NO CEARÁ

A Prefeitura Municipal de Marco, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente em parceria com Distrito Irrigado Baixo Acaraú promoveu nos dias 08, 09 e 10 de setembro, no Auditório do DIBAU, o 1° ENCONTRO SOBRE AGRICULTURA SUSTENTÁVEL: CACAU CLONAL NO CEARÁ, com o Técnico da EMATER-RO, especialista na cultura do cacau, Francisco Hildemburg Costa Bezerra.

O evento contou com a presença dos Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado do Ceará - SEDET, Diogenes Henrique Abrantes Sarmento e Mauro Cesar Cordeiro de Oliveira.

A Programação contou com parte teórica nos dois primeiros dias, ministradas no Auditório do DIBAU e prática em campo no terceiro dia, realizado na Fazendo Águas de Março, de propriedade do Sr. Vitor, que se encontra com cacau plantado há 18 meses, trazendo as primeiras experiências de cacau clonal para a nossa região.

O evento é mais uma iniciativa do município de Marco que visa fomentar o desenvolvimento do perímetro irrigado, mostrando alternativas de novas culturas aos produtores locais. Já existe implantação de 04 hectares de cacau clonal que servirá como referência para a expansão da cultura cacaueira na nossa região.

#Empreendedorismo 07/10/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Hackathon Cidade Empreendedora Marco

Aconteceu nos dias 09 e 10 de setembro do corrente ano o Hackathon Cidade Empreendedora Marco, realizado pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura de Marco, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente.

Hackathon é uma maratona que reúne hackers, programadores, desenvolvedores e inventores para criar projetos que transformem informações de interesse público em soluções digitais, acessíveis a todos os cidadãos.

A proposta do Hackathon Cidade Empreendedora Marco é que os participantes desenvolvam e apresentem soluções tecnológicas que abordem problemas/desafios de gestão em diversos setores econômicos, com uma nova forma de digitalização de processos e prestação de serviços acessíveis a todos os cidadãos da cidade de Marco.

Nesta edição participaram alunos da EEEP Monsenhor Waldir Lopes de Castro, dos cursos: redes de computadores, móveis, logística, design de móveis e design de interiores, onde expuseram diversas ideias inovadoras baseadas na temática.

#Desenvolvimento 20/08/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Marco é referência moveleira para o estado.

Nesta terça-feira (10/08) na cidade de Marco, foi realizado a inauguração da Usina Solar e do Projeto de Reflorestamento do Grupo Jacaúna. A solenidade foi promovida pelo Prefeito local, Roger Aguiar, e o Deputado Rogério Aguiar, proprietários do Grupo Jacaúna, e contou com as presenças do Governador Camilo Santana; do Senador Cid Gomes; do Presidente da Assembleia, Evandro Leitão; do Presidente do Sindmóveis, Júnior Osterno; do Presidente do Sindserrarias, Agostinho Alcântra; de Dinalvo Diniz, Presidente do SINCONPE; de Ricardo Cavalcante, Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC); de Chico Esteves, Diretor Administrativo da FIEC; e Edgar Gadelha, Diretor Financeiro da FIEC.

Na ocasião o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, visitou também a Indústria Osterno Móveis no qual ficou impressionado com o trabalho na área de inovação, tecnologia e design e ainda frisou que a Cidade de Marco é uma referência moveleira para o estado.

#AssistênciaSocial 20/08/2021 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL XI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

O Conselho de Assistência Social do Marco com apoio da gestão municipal, realizou no dia 17/08 no auditório da Escola Maria Júlia a XI Conferência Municipal com o tema "Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir a proteção social.

O evento contou com participação de representantes do Governo e da sociedade civil e serviu para Deliberar propostas de aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social - Suas e para a escolha dos delegados do município para a Conferência Estadual.

Secretaria de Assistência Social

Município de Marco-CE

No trabalho e na virtude, nossa cidade floresce!

Compartilhe.

#Desenvolvimento 13/08/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Marco promove Workshop Empresário da Beleza, evento de crescimento e aceleração de resultados da área da beleza.

A prefeitura de Marco, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente realizou na última segunda-feira (09/08) o Workshop Empresário da Beleza, promovido em parceria com a BV KOS e AV Academy que tem como diretores Giorgio Bertoni e o especialista em consultoria de imagem em design de corte e estilo, Allan Viana e participação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE.

O evento foi um sucesso e contou com participação de mais de 75 profissionais da área, onde tiveram a oportunidade de adquirir técnicas de mechas, cortes e tratamentos, além de técnicas de gestão de negócios, agregando valor ao serviço.

Segundo os participantes, depois de ter participado do Workshop, esta atitude muda absolutamente a forma de atuação no mercado, porque o profissional toma consciência dos seus limites e consegue perceber as várias ferramentas ao seu dispor para além da técnica. Com esses feedbacks positivos, na mesma data foi criado no município o Fórum da Beleza, com o objetivo de discutir periodicamente o tema.

De acordo com reportagem do SEBRAE, o Brasil é o quarto maior consumidor mundial do setor de beleza e bem-estar e o maior consumidor da América Latina, faturando mais de 5 bilhões de reais em 2018, segundo dados da ABIHPEC. Somente no mercado de cosméticos e serviços estéticos o país possui quase 64 mil empresas ativas, empregando mais de 1 milhão de pessoas. Com a aprovação da Lei do Salão e Profissional Parceiro em 2016, o setor ganhou ainda mais impulsos com a entrada e regularização dos profissionais do mercado. Sendo assim, é um mercado promissor para quem deseja empreender em cosméticos e serviços estéticos. Disponível em: https://atendimento.sebrae-sc.com.br/inteligencia/cenario/mercado-de-cosmeticos-e-servicos-esteticos-2021-descubra-os-tres-possiveis-cenarios

#Desenvolvimento 06/08/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Lançamento do Edital Bolsas Remuneradas do Programa Clusters Econômicos de Inovação Litoral Norte-Indústria da Madeira

Na última sexta-feira (23/07) o Prefeito Roger, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente de Marco em parceria com as Secretarias do Desenvolvimento Econômico e Trabalho - SEDET, da Ciência e Tecnologia e Educação Superior - SECITECE, realizou o Lançamento do Edital de seleção de projetos empreendedores do Programa Clusters Econômicos de Inovação Litoral Norte - Indústria da Madeira.

O Programa Clusters Econômicos de Inovação que objetiva apoiar projetos de empreendimentos inovadores que tenham como foco solucionar os problemas priorizados em 24 Clusters de 09 Regiões do Estado do Ceará, dentre elas a região do Litoral Norte - Indústria da Madeira.

Durante o evento as equipes técnicas das secretarias executivas da Indústria e Comércio, de Serviços e Inovação, do Trabalho e Empreendedorismo e do Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SEDET) do Governo do Estado visitaram o Polo Moveleiro de Marco, onde se impressionaram com suas modernas fábricas de móveis, e com o seu Projeto Agrossilvipastoril, que já possui mil hectares plantados de eucaliptos caminhando para a fase adulta, além da apicultura e a pecuária.

#MeioAmbiente 02/08/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE MARCO ALCANÇA NOTA MÁXIMA NO IQM 2021

O município de Marco, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente atingiu pela 4a vez consecutiva nota máxima no Índice de Qualidade de Meio Ambiente - IQM Edição 2021, resultado final publicado nessa quinta-feira (29/07) pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SEMA).

O Programa Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente - IQM é um mecanismo que possibilita ao município receber o repasse orçamentário de até 2% da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS Socioambiental, para investir no desenvolvimento das ações voltadas à implementação da Política de Resíduos Sólidos.

Essa conquista é resultado de um forte trabalho da equipe técnica da secretaria realizado em políticas públicas no âmbito municipal que objetivam mais investimentos na área ambiental.

#MeioAmbiente 28/07/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE NOVO EDITAL DO PROGRAMA AGENTE JOVEM AMBIENTAL - AJA

As inscrições para o novo Edital do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) estão abertas DE 23 DE JULHO ATÉ 06 DE AGOSTO DE 2021.

O Programa AJA oferece oportunidade de atuação em projetos socioambientais para dez mil jovens cearenses, entre 15 e 29 anos de idade, de famílias que estão no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e matriculados em escola pública ou com o Ensino Médio completo.

O AJA tem como objetivo estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, por meio da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.

O Programa é executado, coordenado e monitorado pela SEMA, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (COEAS).

Os candidatos selecionados para o Programa farão jus aos seguintes benefícios:

Auxílio financeiro no valor de R$ 200,00/mês.

Curso de Formação;

Seguro acidente;

Fardamento;

Certificados.

ATENÇÃO:

- Serão aceitas inscrições de candidatos titulares do Bolsa-Família ou de outros programas sociais com remuneração.

CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO:

Estarão habilitados os jovens que, na data da inscrição, comprovadamente:

a) possuam idade entre 15 (quinze) e 29 (vinte e nove) anos;

b) estejam matriculados ou tenham concluído o ensino médio em escola pública do Estado do Ceará;

c) não estejam matriculados em curso de tempo integral;

d) estejam cadastrados ou integrem família cadastrada no Cadastro Único para Programas Sociais- CadÚnico;

e) não possuam vínculo empregatício;

f) residam no município cearense para o qual se inscreveu;

g) não estejam matriculados, cursando ou tenham concluído o ensino superior.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:

No ato da inscrição, o candidato deverá preencher todo o formulário e anexar os seguintes documentos comprobatórios (serão aceitos documentos digitalizados ou foto de celular):

a) Documento de Identidade com foto (RG ou CNH) do candidato (frente e verso);

b) CPF do candidato (apenas frente, onde aparece o número) ou Cópia da tela de consulta do CPF no site da Receita Federal. FAÇA A CONSULTA NO SITE: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp

c) Comprovante de endereço atualizado do candidato ou do responsável (conta de luz, água ou telefone) ou autodeclaração do candidato;

d) Cópia da tela de consulta do NIS (Número de Identificação Social) do candidato.(Atenção: o NIS tem que ser do próprio candidato. NÃO pode ser da mãe, do pai ou de qualquer outro membro da família).

FAÇA A CONSULTA NO SITE: https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/

e) Certificado de conclusão do Ensino Médio (somente a frente onde aparece o nome do aluno e da escola estadual) ou cópia da tela de consulta da Declaração da escola estadual informando que:

1) o candidato está regularmente matriculado no ensino médio e

2) o candidato não está matriculado em curso de tempo integral.

FAÇA A CONSULTA e imprima sua declaração no portal do aluno on-line da SEDUC-CE: https://aluno.seduc.ce.gov.br/ ou através do aplicativo do aluno on-line, que pode ser baixado em: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.ce.seduc.aluno

f) Foto 3×4 recente para o crachá.

ATENÇÃO: SERÁ DESCLASSIFICADO(A) DO PROCESSO DE SELEÇÃO O(A) CANDIDATO(A) QUE

• NÃO ENVIAR TODOS OS DOCUMENTOS e/ou

• ENVIAR DOCUMENTOS INVÁLIDOS e/ou

• ENVIAR DOCUMENTOS INCORRETOS e/ou

• ENVIAR DOCUMENTOS INCOMPLETOS e/ou

• ENVIAR DOCUMENTOS ILEGÍVEIS (verifique a qualidade da imagem antes de mandar no sistema).

A SEMA informa, por fim, que os canais de comunicação do candidato são:

• Site da SEMA (www.sema.ce.gov.br);

• Telefones: (85) 3108-2778 ou (85) 3108-2779;

Ouvidoria (85) 3108-2794;

• E-mail: aja@sema.ce.gov.br

EDITAL:

https://www.sema.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/36/2021/07/Edital-03-2021-FINAL-AJA.pdf

INSCRIÇÃO:

http://questionario.sema.ce.gov.br/index.php/462994?lang=pt-BR

#Desenvolvimento 26/07/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE WORKSHOP EMPRESÁRIO DA BELEZA

A Prefeitura Municipal de Marco, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (secretário Júnior Osterno) está trazendo para a cidade de Marco o evento: WORKSHOP EMPRESÁRIO DA BELEZA.

Estará em nossa cidade o grupo especializado na formação de profissionais na área da beleza. A AV Academy, BV KOS e Eventhora irão trazer conhecimentos sobre assuntos técnicos (cortes, mechas, tratamentos) e gestão de negócio (atendimento, finanças, marketing e vendas). Tudo que você precisa para agregar valor ao seu serviço e vender mais!

Para maiores informações entre em nosso grupo VIP através do link: https://chat.whatsapp.com/Lg1b0puoMTm2QdhESTDHh5 ou através do Agente de Desenvolvimento Diego Vasconcelos pelo telefone (88) 99818-3131.

#Desenvolvimento 08/07/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE MARCO RECEBE PROGRAMA DE INOVAÇÃO DO SEBRAE VOLTADO AO MICRO E PEQUENO NEGÓCIO

Programa Ali - Agentes Locais de Inovação está com inscrições abertas para Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) do município.

A Prefeitura de Marco traz para o município, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e da Sala do Empreendedor, o Programa ALI - Agentes Locais de Inovação, cujo objetivo é aumentar a produtividade do micro e pequeno negócio pelo controle dos indicadores de desempenho da empresa. A iniciativa, em parceria com o Sebrae, é voltada para Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), tem vagas limitadas e as inscrições, já estão abertas para os segmentos: alimentação fora do lar (restaurantes, padarias e bares), comércio varejista e serviços de saúde.

Os interessados devem preencher um formulário para concorrer às vagas e, em caso de participação, um Agente Local de Inovação se apresentará e iniciará o acompanhamento na empresa. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Marco, o Programa Ali é uma oportunidade de aprimorar empresas e colocar boas ideias em prática.

O acompanhamento é 100% subsidiado pelo Sebrae e a duração do Programa é de quatro meses. com início previsto para a primeira quinzena de março de 2021, com atividades presencias e on-line. De acordo com o Sebrae, para participar o empresário deve estar ciente de que esse atendimento exigirá dedicação de sua parte, uma condição fundamental para o resultado esperado.

Conforme o Sebrae, o Programa Ali foi estruturado para que as ME e EPP possam gerar inovações bem-sucedidas, de maneira sistemática. A metodologia está baseada nas práticas mais avançadas e atuais de inovação, utilizando conceitos e ferramentas que são aplicados por grandes empresas inovadoras.

Mais informações procure o Agente de Desenvolvimento Diego Vasconcelos pelo telefone (88) 99818.3131 e/ou e-mail diego.vasconcelos@marco.ce.gov.br

#MeioAmbiente 06/07/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE LISTA DOS CONVOCADOS DO CADASTRO DE RESERVA PARA O AJA

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) divulga a lista de convocação dos candidatos selecionados após análise da documentação do Cadastro Reserva.

Segue abaixo lista dos Classificáveis selecionados

ANTONIA GRACIANE ALVES

ANTONIO EDINALDO REBOLSO FILHO

GRACIELIA DA SILVA MELO

IARA DAVILA REBOLSO

JANNIELY DAS GRAÇAS CAPISTRANO

JHONANTAS ROBERTO CAPISTRANO

MARIA FABIANA DA SILVA

MARIA TALIA SAMPAIO

Observação: A seleção do Cadastro Reserva obedecerá à ordem de classificação de acordo com o Edital, respeitado o número de vagas destinadas a cada município.

Observação 2: Caso todas as vagas de um município sejam preenchidas, e ainda existam candidatos aptos, estes continuarão no Cadastro Reserva e serão chamados oportunamente quando surgir vaga no seu município, respeitando a ordem de classificação.

O site da Sema é o canal oficial de comunicação com os AJAs. Todos os convocados deverão acompanhar periodicamente no site da SEMA as informações referentes ao Programa.

Em caso de dúvidas, contacte o Suporte de Atendimento ao AJA: (segunda à sexta, das 09h às 17h): (85) 3108-2778 ou (85) 3108-2779 ou aja@sema.ce.gov.br

#Administração 18/06/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE CONVITE PARA AUDIENCIA PÚBLICA ONLINE

AUDIENCIA PÚBLICA ONLINE

#MeioAmbiente 16/06/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE SEMA inicia pagamentos do Programa Agente Jovem Ambiental - AJA

A Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA) informa que, a partir do dia 16 de junho de 2021, estarão liberados os cartões e o auxílio-financeiro aos Agentes Jovens Ambientais, referente às duas primeiras parcelas do benefício (abril e maio de 2021), já podendo fazer o saque na data mencionada.

INSTRUÇÕES PARA RETIRADA DO CARTÃO E AUXÍLIO:

Para retirar o cartão e o auxílio, é necessário que o próprio AJA se dirija à agência do Banco do Brasil do município de Marco, portando os seguintes documentos:

- RG do AJA

- CPF do AJA

- Comprovante de endereço em nome do AJA ou do responsável

- Caso o AJA seja menor de idade, deverá estar acompanhado de um responsável maior de idade, portando TAMBÉM os documentos do responsável: RG do responsável, CPF do responsável e Comprovante de Endereço do responsável.

Segue abaixo lista dos beneficiários com cartão e auxilio liberado:

ANA CAMILA DE SOUSA FREITAS

ANA ERICA MARQUES DA COSTA

DAVI PASCOAL SILVA

FRANCISCA LAIANA DO NASCIMENTO

FRANCISCO JOSE DE ALBUQUERQUE

JULIANA QUELE RIBEIRO DE SOUSA

KAILANE DOS SANTOS NASCIMENTO

VINICIUS SILVA

MARIA CASSIANA SILVA DO NASCIMENTO

MARIA EVANIZIA OLIVEIRA REIS

MARIA EVA VASCONCELOS

MARIA KILVIA PEREIRA SAMPAIO

MARIA RAISSA DOS SANTOS

MARIA TAIANE TEIXEIRA

RAIMUNDA REGIVANA TOMAZ DA SILVA

VITORIA DAVILA DE VASCONCELOS PAIXAO

Beneficiários que precisam entrar em contato com o SEMA:

ANA DAVILA DO NASCIMENTO TEIXEIRA

JOSE DOS REIS DE

JOSE GEREMIAS PESSOA DE ANDRADE

OBS.: solicitamos aos jovens que estão com nome em destaque para entrarem em contato com a SEMA - Secretaria do Meio Ambiente para solucionar pendências no cadastro.

Fone: (85)3108-2794

E-mail: aja@sema.ce.gov.br

#Desenvolvimento 11/06/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE PREFEITO ROGER APRESENTA PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DO SETOR DE COMÉRCIO E SERVIÇO

Na noite da última terça-feira (08/06), o Prefeito Roger, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente, reuniu-se com o setor de comércio e serviço do município, juntamente com representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE Regional Norte, onde na ocasião, foi apresentado o Programa Varejo 4.0, um programa que visa qualificar 20 empresas do setor de comércio e serviço e continuar incrementando os negócios locais e incentivar o empreendedorismo.

O Prefeito Roger abordou entre os presentes sobre a concessão de incentivos para a implantação, a expansão e/ou a ampliação de empresas industriais, agroindustriais, comerciais, de serviços, de tecnologia, e Lei N° 344/2020, que dispõe sobre autorização para o município de Marco realizar doação com encargos de terrenos públicos, junto a isso frisou sobre a importância da Sala do Empreendedor para permanecer informando e orientando o público interessado em empreender, utilizando-se de procedimentos necessários para a abertura de seu próprio negócio.

#Desenvolvimento 26/05/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE PREFEITO ROGER VAI TRANSFORMAR O MUNICÍPIO DE MARCO EM UM GRANDE PRODUTOR DE MEL - MARCO DOCE

O prefeito Roger, o vereador Alencar Neto e o secretário da SDE, Júnior Osterno e sua equipe técnica, composta por Laís Sales, Herderson Matos, Diego Vasconcelos, Adeone Vasconcelos, participaram no dia 15/05 de uma visita ao Apiário AItamira, localizado no Sítio Canafístula do Bixopá, em Limoeiro do Norte, onde o professor Odério, engenheiro agrônomo responsável pelo empreendimento, mostrou como é feito todo o processamento do mel (máquinas e equipamentos) e também apresentou o processo de produção e beneficiamento de própolis, cera bruta e alveolada.

Na oportunidade foi apresentado o projeto Marco Doce, como forma de inserir a apicultura para produtores do município de Marco e transformar o Município em referência Estadual na produção de mel.

#MeioAmbiente 25/05/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE ENTREGA DE DOCUMENTAÇÃO DO CADASTRO DE RESERVA AJA - AGENTE JOVEM AMBIENTAL

A Secretaria do Meio Ambienta do Ceará, em parceria com a prefeitura municipal de Marco, informa aos jovens selecionados no Cadastro de Reserva do Programa Jovem Ambiental - AJA, que está aberto o sistema para envio da documentação comprobatória exigida no programa. Reforçamos que os jovens terão apenas essa semana para concluir o processo, não sendo prorrogado o prazo final de entrega. Fique atento! O prazo encerra dia 30 de maio de 2021 (domingo).

Selecionados:

ANA CHIRLEY FERREIRA HONORATO;

ANA MIKAELE DO NASCIMENTO DA SILVA;

ANA MILENA LEANDRO DE SOUSA; ANA PAULA SILVA;

ANA VITÓRIA SILVA; ANDRESA SALES OLIVEIRA;

ANTÔNIA GELISLÂNDIA SILVA;

ANTONIA GRACIANE ALVES;

ANTONIO EDINALDO REBOLSO FILHO;

FÁTIMA VITÓRIA FERREIRA DO NASCIMENTO;

FRANCISCA VITÓRIA DA SILVA;

FRANCISCO CLAYTON RIOS SOUZA JUNIOR;

FRANCISCO FELIPE SILVA;

FRANCISCO LEON CRISTIAN FEITOSA;

GORETTE EDUARDA DA ROCHA ARAÚJO;

GRACIELIA DA SILVA MELO;

IARA DÁVILA REBOLSO;

JANNIELY DAS GRAÇAS CAPISTRANO;

JHONANTAS ROBERTO CAPISTRANO;

JOSÉ JORDANIO FAUSTINO;

JOSÉ LUAN NASCIMENTO;

JULIA VITÓRIA DE FREITAS ALVES;

KANANDA YSLA DOS SANTOS FREITAS;

KAYLANNE MEYRE FREITAS ARAUJO;

KELLY SANTOS DACOSTA;

KESSYA TAIANY DA SILVA CRUZ;

LAIZA DAVI SILVA; LETICIA FIGUEREDO FONTELES;

LUIZ FELIPE NASCIMENTO;

LUZIA BRUNA DE MATOS DOS SANTOS;

MANUEL ACÁCIO DE OLIVEIRA; MARCOS

ANDERSON SAMPAIO LOPES;

MARIA ALICE DOS SANTOS ROCHA;

MARIA AMANDA LOPES QUEIROZ;

MARIA ANDREIA NUNES DA SILVA;

MARIA EDUARDA GOMES DO NASCIMENTO;

MARIA EDUARDA SILVA REBOLSO;

MARIA ESTHEFANIA FERREIRA HONORATO;

MARIA EVELINE HONORATO OLIVEIRA;

MARIA FABIANA DA SILVA;

MARIA GLÓRIA DE FREITAS ALVES;

MARIA IZABEL SALES ROCHA;

MARIA JAINE DE ALMEIDA;

MARIA JAMÍVILA OLIVEIRA BRAZ;

MARIA JANAINA DE ALMEIDA;

MARIA JULIANA PROCÓPIO DE SOUSA;

MARIA RAFAELA DIOGO DE ANDRADE;

MARIA SAMIA DOS SANTOS;

MARIA TALIA SAMPAIO;

MARIA YARA MARQUES;

MARIA YLANA SILVA;

ROBERLANY ALVES DIAS;

THIAGO FELICIANO DA SILVA;

THIAGO SAMPAIO DA SILVA;

YAGO DA COSTA VASCONCELOS.

Segue abaixo link de envio da documentação:

#Agronegócio 17/05/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE PREFEITURA DE MARCO/SDE DESTRIBUIU 800 KG DE ALIMENTOS ATRAVÉS DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS - PAA

A Prefeitura de Marco, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente fez no dia 03 de maio a segunda entrega de alimentos adquiridos através do PAA - Programa de Aquisição de Alimentos. Foram entregues 800 kg de produtos oriundos da Agricultura Familiar do município de Marco, que nessa primeira etapa beneficia 10 agricultores do nosso município. O programa de compra direta com doação simultânea é uma parceria entre Governos Federal, Estadual e Municipal, beneficiando 400 pessoas cadastradas nas seguintes entidades assistenciais: Associação Beneficente Amigos pela Vida; Cozinha Comunitária de Marco; e Instituto Filhos de Sião.

#MeioAmbiente 10/05/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Licenciamento Ambiental Municipal

A Prefeitura Municipal de Marco, lançou, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente - SDE, o Marco Órgão Ambiental - MOA, o qual possui competência para realizar o licenciamento ambiental em âmbito local, em obediência ao § 2º do art. 7º, da Resolução COEMA nº 07, de 25 de setembro de 2019.

O Órgão Ambiental Municipal prosseguirá regularmente com o licenciamento das obras e atividades de impacto local, em conformidade a Lei Complementar 023/2020, que institui o Licenciamento Ambiental, a Taxa de Licença Ambiental e os custos de análises de estudos ambientais do Município de Marco e dá outras providências.

#AgroPecuária 06/05/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE INÍCIO DA 1° ETAPA DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA

A Agência de Defesa Agropecuária do Ceará - ADAGRI em parceria com a Prefeitura Municipal de Marco, informa a todos os criadores de Bovinos e Bubalinos que a campanha de vacinação contra a febre aftosa começou dia 03 de maio e terminará no dia 01 de junho, informamos também que os criadores que estão inadimplentes com a vacinação poderão fazer sua regularização junto a ADAGRI até o dia 17 de maio sem pagamento de multa. Você criador faça sua parte, proteja seu rebanho, vamos erradicar essa doença!

#Agricultura 22/04/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE SDE distribuiu 2039 kg de alimentos através do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA

A Prefeitura de Marco, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente realizou no dia 12 de Abril a primeira entrega de alimentos adquiridos através do PAA - Programa de Aquisição de Alimentos, programa esse que visa atender famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional ao mesmo tempo que incentiva a agricultura familiar local por meio da aquisição de alimentos produzidos por agricultores familiares do município de Marco. Nessa primeira etapa beneficia 10 agricultores do nosso município. O programa é uma parceria entre Governos Federal, Estadual e Municipal, onde foram distribuídos 2039 kg de alimentos, beneficiando 400 pessoas cadastradas nas entidades assistenciais.

Informamos que em breve o Programa irá comprar também ovos e peixe dos produtores locais. Quem estiver interesse procurar a Secretaria de Desenvolvimento.

#AssistênciaSocial 18/04/2021 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PREFEITURA MUNICIPAL DE MARCO IRÁ DISTRIBUIR 5.000 CESTAS BÁSICAS

A Prefeitura Municipal de Marco informa que será iniciada nesta segunda-feira, dia 19 de abril a distribuição de 5.000 cestas básicas às famílias com renda per capta até 1/2 salário mínimo de acordo com a base cadastral do Cadastro Único atualizada até 20 de março de 2021.

Obs.: Clique nas imagens abaixo para ver cronograma e locais de entrega.

#AssistênciaSocial 12/04/2021 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL VALE GÁS - PRIMEIRO LOTE SERÁ ENTREGUE ENTRE OS DIAS 15 A 23 DE ABRIL.

A Prefeitura Municipal de Marco, através da Secretaria de Assistência Social, comunica às mais de mil famílias que serão beneficiadas com o Vale Gás que a distribuição ocorrerá em dois lotes conforme relações encaminhadas pelo Governo Estadual.

Segue relação dos beneficiados no 1° LOTE:

N° BENEFICIÁRIO

1 AILA MARIA SILVA

2 ALEXSANDRA FURTADO DE OLIVEIRA

3 ALICIA BRUNA FREITAS

4 ALINE GESSICA SOUSA LIMA

5 ANA CARLA BARBOSA PEREIRA

6 ANA CATARINA NASCIMENTO

7 ANA CELIA PEREIRA

8 ANA CELIA SILVA FEITOSA

9 ANA CELIA VASCONCELOS

10 ANA CLAUDIA GOMES

11 ANA CLAUDIA HONORATO

12 ANA CLEIA DO NASCIMENTO

13 ANA CRISTINA AGUIAR RUFINO

14 ANA CRISTINA DE SOUSA NASCIMENTO

15 ANA DANIELE COSTA

16 ANA EDLEUSA DE SOUSA FREITAS

17 ANA EGILA VASCONCELOS SILVA

18 ANA FATIMA DO CARMO

19 ANA GLAY ARAUJO

20 ANA GLEYRA FREITAS

21 ANA LUCIA MOREIRA VIANA

22 ANA LUCIA OLIVEIRA DE SOUSA

23 ANA LUCIA RODRIGUES DIAS

24 ANA LUCIARA DO CARMO

25 ANA MARIA DA COSTA

26 ANA MARIA FREIRES

27 ANA MARIA GOMES

28 ANA MIRELA LEANDRO DE SOUSA

29 ANA NAIANE VERCOSA

30 ANA NAIARA VERCOSA

31 ANA PATRICIA ARAUJO SILVA

32 ANA PATRICIA DE SOUZA BATISTA

33 ANA PAULA DA SILVA

34 ANA PAULA DO NASCIMENTO

35 ANA PAULA FIRMINO

36 ANA PAULA MOURA

37 ANA PAULA NASCIMENTO SOUSA

38 ANA PAULA SANTOS TELES

39 ANA PAULA SOUZA MARIANO

40 ANA RENATA DE FREITAS

41 ANA RITA MARQUES

42 ANA VITORIA DE OLIVEIRA

43 ANALICE DO ESPIRITO SANTO LIMA

44 ANASTCIA ALVAS PORTELA

45 ANDREZA DE FATIMA NASCIMENTO

46 ANGELA MARIA HONORATO

47 ANGELA MARIA PEREIRA

48 ANGELA MARIA XAVIER SANTOS

49 ANGELICA MARIA PEREIRA MATIAS

50 ANGELUCIA FELIX DO NASCIMENTO VIANA

51 ANTONIA ALINE DE SOUSA

52 ANTONIA ARINE XAVIER SILVA

53 ANTONIA AUBERENIA CAMILO

54 ANTONIA CARLA PROFIRO

55 ANTONIA CELMA DO NASCIMENTO BANDEIRA

56 ANTONIA CHIRLER BARBOSA FERREIRA

57 ANTONIA CLARISSA FREIRE

58 ANTONIA CLAUDIA MARINHO

59 ANTONIA DAIANA DE SOUSA CALISTA

60 ANTONIA DALVENI ALVES

61 ANTONIA DE FATIMA CANDIDO DO NASCIMENTO

62 ANTONIA EDILENE COSTA

63 ANTONIA EDNA ALVES

64 ANTONIA EDNA SILVA

65 ANTONIA EDNILDA VASCONCELOS

66 ANTONIA ELAINE TEOFILO DO NASCIMENTO

67 ANTONIA ELIZANGELA FERREIRA

68 ANTONIA ELZA ARAUJO

69 ANTONIA ESTER PROTELA

70 ANTONIA EULENE ALVES

71 ANTONIA EVILANIA PROFIRO

72 ANTONIA FERNANDA CORDEIRO

73 ANTONIA FRANCIELE SOUSA

74 ANTONIA FRANCIMAR DA COSTA SOUZA

75 ANTONIA GEANE CARDOSO DOS SANTOS

76 ANTONIA GENOVEVA DOS SANTOS

77 ANTONIA INACIA VASCONCELOS

78 ANTONIA LEANDRA DA SILVA

79 ANTONIA LEIDINARA DE SOUSA

80 ANTONIA LILDETE DA COSTA FERREIRA

81 ANTONIA LUCIA DA SILVA

82 ANTONIA LUCIA EUFRASIO

83 ANTONIA LUCIDIA DE OLIVEIRA

84 ANTONIA LUCIEDA VASCONCELOS

85 ANTONIA LUZIANA DE MARIA

86 ANTONIA LUZITANIA LOPES GOMES

87 ANTONIA MARA DOS SANTOS

88 ANTONIA MARCIELE DA SILVA

89 ANTONIA MILANE DA SILVA

90 ANTONIA MOREIRA FERREIRA

91 ANTONIA NILDA FREIRE DA SILVA

92 ANTONIA NUBIA ANGELO

93 ANTONIA PATRICIA ARAUJO

94 ANTONIA RAFAELA ASSUNCAO

95 ANTONIA RAMALIA DE OLIVEIRA LUIS DA SILVA

96 ANTONIA ROCHELE DE SOUZA

97 ANTONIA RODRIGUES FILHA

98 ANTONIA ROZELI SANTOS

99 ANTONIA SAMARA OLIVEIRA DOS SANTOS

100 ANTONIA SENIA DA SILVA

101 ANTONIA SILVANA MARQUES

102 ANTONIA SIMARIA DE MOURA

103 ANTONIA TAYNARA LIMA SILVA

104 ANTONIA VALDERLUCIA BARROZO

105 ANTONIA VANDERLANY MARQUES LOURENCO

106 ANTONIA VANICE DE SOUSA

107 ANTONIA VANUZIA DE MOURA

108 ANTONIA VENANCIO GOMES

109 ANTONIO CARLOS DA SILVA

110 ARIANE MARIA SILVA

111 ARIELE PESSOA ALCANTARA

112 AURILENE ANDRADE CRUZ

113 BENEDITA EDNA PAIXAO

114 BENEDITA FIAMA DOS SANTOS

115 BENEDITA GARDENYA DOS SANTOS PERREIRA

116 BENEDITA HELENA ANGELO

117 BENEDITA HELENA DE OLIVEIRA

118 BENEDITA MARIA ROCHA VASCONCELOS

119 BENEDITA MILANI ROMAO

120 BENEDITA THALIA SILVA

121 BENEDITO MARCIO FERREIRA

122 BRUNA CARINA MONTEIRO

123 CAMILA MARIA DA SILVA EUFRASIO

124 CAMILA MARIA MORAES SILVA

125 CAMILA PEREIRA DE ARAUJO

126 CARLA ILANA DOS SANTOS DE FARIAS

127 CARLA RUTH ARAUJO

128 CARLEANE DA SILVA

129 CARLUCIA ABREU TEIXEIRA

130 CARMEM VANICE FONTELES

131 CATARINA COSTA DE OLIVEIRA

132 CELIA FERREIRA FONTELES

133 CICERA LIMA RODRIGUES

134 CILDELENE MARIA CAVALCANTE FERNANDES

135 CLAUDIA GARDENY TEOFILO OLIVEIRA

136 CLAUDIA MARIA DE CARVALHO

137 CLAUDIA REGINA DO NASCIMENTO

138 CLAUDIA REJANE MARQUES SILVEIRA

139 CLEANE DE SOUSA

140 CLEANE FURTUNATO DE HOLANDA

141 CLEANE PEREIRA DA SILVA

142 CLEIDIANE GOUVEIA DE CARVALHO DE ANDRADE

143 CLISIA MARIA RAMOS

144 CONCEICAO TOMAZ DE SOUZA DA SILVA

145 CRISTIANA MARIA DE VASCONCELOS

146 CRISTINALDA PEREIRA DA COSTA

147 DAIANA SABRINA CARDOSO

148 DAIANE KELVIA MARQUES

149 EDIGONIR PROFIRO DA SILVA

150 EDIVANIA MARIA DO NASCIMENTO

151 EDNA MARIA MAGALHAES

152 EDNA MARQUES VASCONCELOS

153 ELENI MARQUES DE SOUSA

154 ELIANE DAMASCENO DA SILVA

155 ELIANE LOURENCO ALVES

156 ELIDIA FREIRE MARIANO

157 ELIONORA MARIA DE SOUSA

158 ELISEUDA GOMES DE SOUSA

159 ELIVANDA HONORATO DA SILVA

160 ELIVANIA ALVES DE OLIVEIRA

161 ELIZANGELA MARIA DE SOUSA MARCELINO

162 ESILAN MARIA DO NASCIMENTO CAMILO

163 ESPEDITA REGINA DA SILVA

164 EUGENIO PACELE TEOFILO CAVALCANTE

165 EVA GASPAR TEIXEIRA

166 EVENIUCI FERREIRA DO NASCIMENTO

167 EXPEDITA ELIETE PEREIRA

168 FABIA MATEUS DE MARIA

169 FATIMA VALDIANE FAUSTO

170 FELINA MARIA DA ROCHA ARAUJO

171 FERNANDA MARIA ARAUJO FREIRES

172 FLAVIANE NASCIMENTO MENDES

173 FRANCIDALVA ALVES

174 FRANCILENE DO NASCIMENTO DOS SANTOS

175 FRANCINEIDE DE SOUSA VIDAL

176 FRANCINEUDA COSTA DOS SANTOS SOUSA

177 FRANCISCA ADRIANA DO NASCIMENTO

178 FRANCISCA ADRIANA PESSOA DO NASCIMENTO

179 FRANCISCA ALICIA DA SILVA NASCIMENTO

180 FRANCISCA ALZINETE FERREIRA

181 FRANCISCA AMANDA DE SOUSA SILVEIRA

182 FRANCISCA ANDREA DOS SANTOS

183 FRANCISCA ANTONIA RODRIGUES

184 FRANCISCA APARECIDA DOS SANTOS

185 FRANCISCA BIANCA DO NASCIMENTO

186 FRANCISCA BIANCA DOS SANTOS

187 FRANCISCA CAMILA DA COSTA

188 FRANCISCA CAMILA RODRIGUES VASCONCELOS

189 FRANCISCA CAMILA XAVIER ALVES

190 FRANCISCA CARINE ARTEIRO

191 FRANCISCA CIRLENE DE MOURA OLIVEIRA

192 FRANCISCA CIRLENY ALVES

193 FRANCISCA CLAUDIA ESTEVAO MARINHO

194 FRANCISCA CLEIA DE SOUZA DOS SANTOS

195 FRANCISCA DAIANGELA SOUSA VASCONCELOS

196 FRANCISCA DANIELE DE VASCONCELOS

197 FRANCISCA DAS CHAGAS DA COSTA

198 FRANCISCA DAS CHAGAS DA COSTA

199 FRANCISCA DAS CHAGAS DA SILVA

200 FRANCISCA DAS CHAGAS DE SOUSA SANTOS

201 FRANCISCA DAS CHAGAS DO MONTE

202 FRANCISCA DAS CHAGAS FERREIRA

203 FRANCISCA DAS CHAGAS GOMES

204 FRANCISCA DAS CHAGAS ROSANGELA FERREIRA DA SILVA

205 FRANCISCA DEUSVANE DA COSTA

206 FRANCISCA DIANA DE HOLANDA

207 FRANCISCA EDIANE FIRMINO DA SILVA

208 FRANCISCA EDIMILDA DO NASCIMENTO

209 FRANCISCA EDINA VASCONCELOS

210 FRANCISCA ELENICE PEREIRA

211 FRANCISCA ELIENE BENTO

212 FRANCISCA ELIZABETE DA ROCHA DOS SANTOS

213 FRANCISCA EZILEDA DE ALMEDA

214 FRANCISCA FABIANA NUNES

215 FRANCISCA FIRMINO DE VASCONCELOS SILVA

216 FRANCISCA FLAVIANA ESTEVAO

217 FRANCISCA GALVANIA CARDOSO

218 FRANCISCA GENARIA DOS SANTOS

219 FRANCISCA GLAUCIVENIA DO NASCIMENTO

220 FRANCISCA GLAUCY LIONEL FARIAS

221 FRANCISCA GLEICIANE MATIAS

222 FRANCISCA GLEICIVANIA MARTINS SILVA

223 FRANCISCA HELENA DO NASCIMENTO MENDES

224 FRANCISCA IRETE DO NASCIMENTO MENDES

225 FRANCISCA IVANUZIA DE LIMA

226 FRANCISCA IZAELIA BANDEIRA

227 FRANCISCA JAQUELINE CORDEIRO

228 FRANCISCA JAQUELINE DA SILVA MENEZES

229 FRANCISCA JAQUELINE NASCIMENTO

230 FRANCISCA KASSILENE RIBEIRO DE SOUSA

231 FRANCISCA KATIANA RODRIGUES

232 FRANCISCA KATIANE DE MARIA

233 FRANCISCA KATIANE DOS SANTOS

234 FRANCISCA KATIANE HOLANDA DE MARIA

235 FRANCISCA KEILA FERREIRA

236 FRANCISCA LIDIANE DIAS

237 FRANCISCA LIDUINA DA COSTA

238 FRANCISCA LINDAMAR RIBEIRO

239 FRANCISCA LIUVANDIA FIRMINO

240 FRANCISCA LUCIA AGUIAR ELOIA

241 FRANCISCA LUCICLEA DE FREITAS

242 FRANCISCA LUCIMAR ALVES

243 FRANCISCA LUCIVANIA ALVES

244 FRANCISCA LUDEMILA DO NASCIMENTO

245 FRANCISCA LUSIRENE PONTES

246 FRANCISCA MARCIA DE HOLANDA DOS SANTOS

247 FRANCISCA MARCIA PESSOA

248 FRANCISCA MILENA LEITAO RIBEIRO

249 FRANCISCA NATIARA REIS MACIEL

250 FRANCISCA NERIAN MATIAS

251 FRANCISCA NEUMA LINHARES

252 FRANCISCA PATRICIA SILVA

253 FRANCISCA PAULINA DA PONTES

254 FRANCISCA PAZ FIRMINO

255 FRANCISCA RENATA MENDES

256 FRANCISCA RONIELE DA SILVA FERREIRA

257 FRANCISCA ROSANGELA SALES

258 FRANCISCA ROSIANE FERREIRA DE SOUSA

259 FRANCISCA SAMIA DE SOUSA

260 FRANCISCA SANDRA DO NASCIMENTO SOUSA

261 FRANCISCA SANDRA MARINHO

262 FRANCISCA SHIRLIANE CAMILO

263 FRANCISCA SILVANIA DE ARAUJO

264 FRANCISCA SILVIANE DO NASCIMENTO

265 FRANCISCA SIMONE DA COSTA

266 FRANCISCA SOLANGE DE OLIVEIRA NASCIMENTO

267 FRANCISCA SUZIANE DO NASCIMENTO

268 FRANCISCA VALCILIANE RIBEIRO

269 FRANCISCA VALNEIDE ALBUQUERQUE RIOS

270 FRANCISCA VERLENE DO NASCIMENTO

271 FRANCISCA VERONICA VASCONCELOS NASCIMENTO

272 FRANCISCA VILANDIA VITAL

273 FRANCISCA VILEMAR DE MESQUITA

274 FRANCISCO DANIEL MARINHO

275 FRANCISCO DE ASSIS DE SOUSA SILVA

276 FRANCISCO DINAEL ALVES

277 FRANCISCO ISMAEL DE OLIVEIRA GOMES

278 FRANCISCO MARCELLE MARANHAO

279 GABRIELA GOMES DE ANDRADE

280 GARDENHA NARGILA PEREIRA

281 GEANE NARA SILVA SERGINO

282 GEYCIANE DE LIMA FARIAS

283 GEZIRLANE DA SILVA COSTA RODRIGUES

284 GLEYCIANE MARIA SILVA SANTOS

285 GLEYCIANE SILVA ARAUJO

286 GLEYCIARA ALBUQUERQUE DE MESQUITA

287 GRECIANE MOREIRA MARINHO

288 HECHILLA TAGNA PROFIRO

289 HELENA DA SILVA ARAUJO

290 IDAIANE DO NASCIMENTO

291 IRENE ERNESTO DA MOTA MORAIS

292 ISABEL MARQUES DE FREITAS FARIAS

293 ISADORA CELESTINO FIRMINO

294 IVONE ALVES DE SOUZA NASCIMENTO

295 IZABEL CRISTINA DE SOUZA

296 IZABEL LOLITA DA COSTA

297 JAIZILA MARIA DO NASCIMENTO CALORINDO MARANHAO

298 JANAELIA KATIA ARAUJO

299 JANAINA PROFIRO ALVES

300 JANE MARIA GOMES

301 JARDENIA NUNES SILVA

302 JAYRA VANESCA FREITAS CHAGAS

303 JEOVANILDA FILHA DOS SANTOS

304 JESSICA CARLA DOS SANTOS REIS

305 JOANA DARK RODRIGUES AVELINO

306 JOSE ARLINDO ALVES

307 JOSE BARTOLOMEU MARINHO

308 JOSE DE FATIMA FONTELES FERREIRA

309 JOSE EDMILSON MOREIRA

310 JOSE LEOMAR MARTINS DE VASCONCELOS

311 JOSE MARIO SILVA

312 JOSE TOME VASCONCELOS

313 JOSE VALDIR SILVEIRA

314 JOSY MEIRY DOS SANTOS

315 JULIANA MARIA FERREIRA SILVA

316 JULIANA SAMARA PEREIRA DA SILVA

317 JULIANA SILVA

318 JULIANE MAGALHAES DE SOUSA

319 JULIETE COSTA ABREU

320 KATIA MARIA VASCONCELOS

321 LAIANA THALIA MARQUES

322 LAURIANA CELIA DA SILVA

323 LEIDIANE CANDIDO SALES

324 LEILA CAMILA SILVA DO NASCIMENTO

325 LEILA MARIA ALVES DE LIMA

326 LIDUINA ALZIRA DE OLIVEIRA

327 LUCIA HELENA DOS SANTOS

328 LUCIA JACINTA DA SILVA

329 LUCIA NARA MARQUES DA COSTA

330 LUCIA NEIVA SILVA

331 LUCIA OLIVEIRA DA COSTA

332 LUCIANA LOPES DA SILVA

333 LUCIANA MENDES

334 LUCIARA TAGILA GOMES REIS

335 LUCIENE RIBEIRO DOS SANTOS CORDEIRO

336 LUCILENE FREITAS PEREIRA

337 LUCINEIDE MARIA DOS SANTOS

338 LUCINEIDE PATRICIA LOPES

339 LUCIVANIA LOPES MOREIRA

340 LUIZ CARLOS OLIVEIRA

341 LUZIRENE TOMAZ DOS SANTOS

342 MANUEL EDMILSON SALES SILVA

343 MARA VALDENIA CUSTODIO

344 MARCIA MARIA MARQUES

345 MARCIA VIVIANE SILVA SANTOS

346 MARGARIDA AURILENE MOREIRA ROCHA

347 MARGARIDA MARIA FERREIRA

348 MARIA ADELIETE REIS

349 MARIA ADRIANA MARINHO

350 MARIA ADRIANA MARQUES SATIRA

351 MARIA ADRISSA COSTA

352 MARIA AGNARIA COSMO SOBRINHO

353 MARIA ALBERTINA DOS SANTOS

354 MARIA ALDELICE DO NASCIMENTO

355 MARIA ALDENIR DA COSTA

356 MARIA ALDENIR DE MENEZES

357 MARIA ALDENIR FERREIRA

358 MARIA ALICE FRANCALINO PROCOPIO

359 MARIA ALICE FREIRES

360 MARIA ALICE PROFIRO

361 MARIA ALICIA DE SOUSA

362 MARIA ALINE ROCHA DO NASCIMENTO

363 MARIA ALINIANE TIAGO

364 MARIA ALSENIR ALVES

365 MARIA ALZERINA DA SILVA CHAVES

366 MARIA ALZIRA DE MOURA PEDRO

367 MARIA AMELIA DE SOUZA

368 MARIA ANA LUCIA DE FREITAS

369 MARIA ANGELINA BRUNA REIS FONTELES

370 MARIA ANGELINA DE VASCONCELOS

371 MARIA ANGELITA DOS SANTOS

372 MARIA ANIELE BIZERRA

373 MARIA ANTONIA DA SILVA

374 MARIA AUGUSTA PESSOA LIMA

375 MARIA AURIJANE DOS SANTOS

376 MARIA AURILENE DA COSTA

377 MARIA AURILUCIA DE SOUSA OLIVEIRA

378 MARIA AURINILDES RICARDO

379 MARIA AUXILIADORA COSTA

380 MARIA CAMILA DE SOUSA

381 MARIA CARLA BENTO RIOS

382 MARIA CARLA DOS SANTOS

383 MARIA CARLA NOGUEIRA DOS SANTOS

384 MARIA CARMEM DO NASCIMENTO SOUZA

385 MARIA CARMENEIDE DOS SANTOS

386 MARIA CATARINA COSTA

387 MARIA CELESTE LIMA

388 MARIA CELIA DA SILVA

389 MARIA CELIA DE FREITAS BARROS

390 MARIA CELIA DOS SANTOS NASCIMENTO

391 MARIA CELIENE RODRIGUES

392 MARIA CELINA RODRIGUES

393 MARIA CHARLINE BARBOSA FERREIRA

394 MARIA CHEILA SILVA

395 MARIA CIANE DA COSTA

396 MARIA CILENE BENTO

397 MARIA CINARA EUGENIO

398 MARIA CIRLENE DE MOURA

399 MARIA CLAUDIA ALVES MARQUES

400 MARIA CLAUDIA SILVA

401 MARIA CLAUTIVANI SILVA FONTELES

402 MARIA CLEDIA DE SOUSA SANTOS

403 MARIA CLEIA DOS SANTOS FERREIRA

404 MARIA CLEIDA DE SOUZA SILVA

405 MARIA CLEIDIA RAMOS

406 MARIA CLEIDIANE NICOLAU

407 MARIA CLEIVIANE NASCIMENTO

408 MARIA CLENICE DO NASCIMENTO

409 MARIA CLEOCILDA DE MENEZES

410 MARIA CLEONE DO NASCIMENTO

411 MARIA CLEONEIDE SALES SILVA

412 MARIA CLEUCIANE DO NASCIMENTO DA GUIA

413 MARIA CRISTIANE ALVES

414 MARIA CRISTINA CARNEIRO TEIXEIRA

415 MARIA CRISTINA DE SOUZA

416 MARIA DA CONCEICAO CAROLINO SARAIVA

417 MARIA DA CONCEICAO DE OLIVEIRA

418 MARIA DA CONCEICAO DE SOUZA

419 MARIA DA CONCEICAO DOS SANTOS

420 MARIA DA CONCEICAO DOS SANTOS ARAUJO

421 MARIA DA CONCEICAO FONTELES SILVA

422 MARIA DA CONCEICAO NEVES ALVES

423 MARIA DA CONCEICAO TEIXEIRA DE OLIVEIRA

424 MARIA DA PAZ DO NASCIMENTO

425 MARIA DA PAZ ESTEVO

426 MARIA DA PENHA RODRIGUES FREIRE

427 MARIA DAIANE DA SILVA

428 MARIA DAIANE DOS SANTOS

429 MARIA DANIELE DA SILVA

430 MARIA DANIELE DO NASCIMENTO

431 MARIA DANIELE DOS SANTOS

432 MARIA DANIELE NASCIMENTO DE ALMEIDA

433 MARIA DANIELE PESSOA FERREIRA

434 MARIA DARLENE DA COSTA PRIMO

435 MARIA DAS DORES BARBOSA

436 MARIA DAS DORES DE MENEZES

437 MARIA DAS DORES DE SOUZA

438 MARIA DAS DORES MINGUEIRA

439 MARIA DAS GRACAS ARAUJO

440 MARIA DAS GRACAS DIAS

441 MARIA DAS GRACAS SILVA ROMAO

442 MARIA DAS GRACAS SOEIRO DE CARVALHO

443 MARIA DAYSIANE DA SILVA

444 MARIA DE FATIMA ARAUJO SOUSA

445 MARIA DE FATIMA DA SILVA

446 MARIA DE FATIMA DA SILVA VASCONCELOS

447 MARIA DE FATIMA DE MARIA

448 MARIA DE FATIMA DE OLIVEIRA

449 MARIA DE FATIMA DE SOUSA

450 MARIA DE FATIMA DOS SANTOS MENEZES

451 MARIA DE FATIMA EUFRASIO DA COSTA

452 MARIA DE FATIMA MARQUES

453 MARIA DE FATIMA MARQUES

454 MARIA DE FATIMA MARQUES

455 MARIA DE FATIMA MARQUES SILVA

456 MARIA DE FATIMA MESQUITA DE SOUSA

457 MARIA DE FATIMA NASCIMENTO

458 MARIA DE FATIMA PEREIRA

459 MARIA DE FATIMA SILVA

460 MARIA DE FATIMA SOEIRO

461 MARIA DE FATIMA SOUSA

462 MARIA DE FATIMA TEODOSIO

463 MARIA DE FATIMA VASCONCELOS

464 MARIA DE FATIMA VASCONCELOS

465 MARIA DE JESUS ANDRADE

466 MARIA DE JESUS DE FREITAS

467 MARIA DE JESUS DO NASCIMENTO

468 MARIA DE JESUS DOS SANTOS

469 MARIA DE JESUS DOS SANTOS BARRETO

470 MARIA DE JESUS FAUSTO SILVA

471 MARIA DE JESUS NICOLAU ALVES

472 MARIA DE JESUS SILVA SOUSA DO NASCIMENTO

473 MARIA DE OLIVEIRA CUSTODIO

474 MARIA DELCILENE DOS SANTOS

475 MARIA DELURDES SILVA RAMOS

476 MARIA DEUSANI SILVA

477 MARIA DEUSIVANIA SILVA FERREIRA

478 MARIA DEUZENI DE ARAUJO SOUSA

479 MARIA DIANA PEREIRA

480 MARIA DO AMPARO CARLOS DO NASCIMENTO

481 MARIA DO AMPARO FIRMINO

482 MARIA DO CARMO DE FREITAS

483 MARIA DO LIVRAMENTO ARAUJO

484 MARIA DO LIVRAMENTO COSTA DA SILVA

485 MARIA DO LIVRAMENTO DA COSTA

486 MARIA DO LIVRAMENTO DA SILVA

487 MARIA DO LIVRAMENTO DE MARIA

488 MARIA DO LIVRAMENTO FREIRE

489 MARIA DO LIVRAMENTO PAIXAO

490 MARIA DO LIVRAMENTO RIBEIRO

491 MARIA DO REMEDIO BRITO

492 MARIA DO ROSARIO SILVA

493 MARIA DO SOCORRO DE OLIVEIRA

494 MARIA DO SOCORRO DOS SANTOS

495 MARIA DO SOCORRO DOS SANTOS

496 MARIA DO SOCORRO FREIRES

497 MARIA DO SOCORRO PEREIRA

498 MARIA DO SOCORRO VASCONCELOS

499 MARIA DOS NAVEGANTES DE CARVALHO

500 MARIA EDGLEUMA PEREIRA

501 MARIA EDIANE BRAGA

502 MARIA EDIGLEUMA DIAS

503 MARIA EDILENE MARINHO DE ANDRADE

504 MARIA EDILENE ROMAO DO NASCIMENTO

505 MARIA EDILENE SOUSA

506 MARIA EDILEUSA LOPES DA SILVA

507 MARIA EDINA DA SILVA

508 MARIA EDINA DO NASCIMENTO

509 MARIA EDINILIA VASCONCELOS

510 MARIA EDINIZA VASCONCELOS

511 MARIA EDIVANDA SECUNDO

512 MARIA EDIVANE DA SILVA

513 MARIA EDLENE BENTO

514 MARIA EDLEUZA DO NASCIMENTO

515 MARIA EDMAR DA SILVA

516 MARIA EDNILDA ALVES

#AssistênciaSocial 01/04/2021 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Marco tem mais 116 famílias contempladas com o Cartão Mais Infância, totalizando 406 famílias atendidas pelo programa.

A Prefeitura Municipal de Marco, através da Secretaria de Assistência Social, informa que o Governo do Estado do Ceará selecionou novos beneficiários do Cartão Mais Infância - CMIC, ao todo são 116 novas famílias beneficiadas, totalizando 406 famílias marquenses contempladas pelo programa do Governo do Estado do Ceará.

O programa tem como objetivo auxiliar no financeiramente famílias com crianças de 0 a 5 anos e 11 meses, em situação de vulnerabilidade, com um apoio mensal de R$ 100,00 (cem reais).

Os beneficiários já podem se dirigir ao Banco do Brasil, com os documentos necessários, pois já está disponível.

SEGUE RELAÇÃO COM OS NOMES DOS 116 NOVOS BENEFICIÁRIOS:

ANA CARLA BARBOSA PEREIRA

ANA CRISTINA DE SOUSA NASCIMENTO

ANA LUCIARA DO CARMO

ANA PATRICIA ARAUJO SILVA

ANA VITORIA DE OLIVEIRA

ANTONIA ALINE DE SOUSA

ANTONIA ARINE XAVIER SILVA

ANTONIA DAIANA DE SOUSA CALISTA

ANTONIA EVILANIA PROFIRO

ANTONIA GEANE CARDOSO DOS SANTOS

ANTONIA GENOVEVA DOS SANTOS

ANTONIA LUZITANIA LOPES GOMES

ANTONIA MARA DOS SANTOS

ANTONIA MARCIELE DA SILVA

ANTONIA PATRICIA ARAUJO

ANTONIA TAYNARA LIMA SILVA

ANTONIA VANDERLANY MARQUES LOURENCO

ANTONIA VENANCIO GOMES

ARIELE PESSOA ALCANTARA

BENEDITA HELENA DE OLIVEIRA

BENEDITA MARIA ROCHA VASCONCELOS

BENEDITA MILANI ROMAO

CARLA RUTH ARAUJO

CARLUCIA ABREU TEIXEIRA

CLEANE DE SOUSA

CLEANE PEREIRA DA SILVA

EDNA MARQUES VASCONCELOS

ELIANE DAMASCENO DA SILVA

ELIVANIA ALVES DE OLIVEIRA

FRANCILENE DO NASCIMENTO DOS SANTOS

FRANCISCA ALZINETE FERREIRA

FRANCISCA DAS CHAGAS ROSANGELA FERREIRA DA SILVA

FRANCISCA GENARIA DOS SANTOS

FRANCISCA LIDIANE DIAS

FRANCISCA LUSIRENE PONTES

FRANCISCA MILENA LEITAO RIBEIRO

FRANCISCA NATIARA REIS MACIEL

FRANCISCA PAULINA DA PONTES

FRANCISCA ROSANGELA SALES

FRANCISCA SILVIANE DO NASCIMENTO

GRECIANE MOREIRA MARINHO

IDAIANE DO NASCIMENTO

JOSE DE FATIMA FONTELES FERREIRA

JOSY MEIRY DOS SANTOS

LEIDIANE CANDIDO SALES

MANUEL EDMILSON SALES SILVA

MARCIA VIVIANE SILVA SANTOS

MARIA ADELIETE REIS

MARIA ADRIANA MARINHO

MARIA ADRIANA MARQUES SATIRA

MARIA ALICE FREIRES

MARIA ALICIA DE SOUSA

MARIA ANIELE BIZERRA

MARIA CARLA DOS SANTOS

MARIA CINARA EUGENIO

MARIA CLEDIA DE SOUSA SANTOS

MARIA DAIANE DA SILVA

MARIA DARLENE DA COSTA PRIMO

MARIA DAS GRACAS ARAUJO

MARIA DE FATIMA DA SILVA

MARIA DE FATIMA DE SOUSA

MARIA DE JESUS DE FREITAS

MARIA DE JESUS DOS SANTOS BARRETO

MARIA DO SOCORRO DOS SANTOS

MARIA DO SOCORRO FREIRES

MARIA DO SOCORRO VASCONCELOS

MARIA EDINIZA VASCONCELOS

MARIA EDLENE BENTO

MARIA EDVANIA DO NASCIMENTO

MARIA ELIANE COSTA

MARIA ELISABETE DA SILVA

MARIA ELIZANGELA ARAUJO

MARIA ERIKA DA COSTA

MARIA ERIVANIA LOURENCO DA COSTA

MARIA FLAVIANA NASCIMENTO

MARIA FLAVIELE DOS SANTOS

MARIA GABRIELA CARDOSO

MARIA GEANE MARQUES DE SOUSA

MARIA GISLANE DO NASCIMENTO

MARIA INA DE SOUSA

MARIA IVONETE SILVA

MARIA JANAELLE CANDIDO HONORATO

MARIA JANAYNA DO NASCIMENTO

MARIA JANIELE PESSOA PEREIRA

MARIA JOSE MAGALHAES DA COSTA

MARIA KERILENE DA SILVA

MARIA KEYLA DOS SANTOS

MARIA LEANDRA DOS SANTOS MAGALHAES

MARIA LIDIANE DA SILVA

MARIA NAIANA RODRIGUES

MARIA ONEDE DOS SANTOS

MARIA PATRICIA DE MARIA

MARIA REGIMARIA TIAGO

MARIA REJANE SATIRA

MARIA ROSIANE DIOGO SOUZA

MARIA ROSILENE ARAUJO

MARIA ROSILENE DOS SANTOS SOUZA

MARIA SAMARA MOURA

MARIA SHEILIANE SECUNDO ANARIO

MARIA SHIRLIANE SILVA

MARIA SILVANIRA MARQUES

MARIA SILVIA ARAUJO

MARIA THAIS DA SILVA DE VASCONCELOS

MARIA THASSILA MARA ANDRADE COSTA

MARIA VALDELICIA NASCIMENTO

MARIA VANDERLENIA PEREIRA

MARIA VANESSA ARAUJO

MARIA VILMARA CANDIDO

MICHELE MARIA RIOS MOREIRA SOEIRO

NATALIA CALISTA DE MARIA

PAULA ALLAYANA SALES

RAIMUNDO NONATO FREIRE DE VASCONCELOS

REGILENE ANGELO BANDEIRA

SAMYA RODRIGUES MACIEL

SANDRA MARIA DA COSTA

SULAMITA DA COSTA ALVES

#MeioAmbiente 30/03/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE AGENTE JOVEM AMBIENTAL SISTEMA DE ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO DOS CANDIDATOS SELECIONADOS

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA) disponibilizou nesta segunda-feira (29/03) o Sistema Virtual de envio da documentação comprobatória para os candidatos(as) selecionados(as).

LINK PARA ENVIO:

https://www.sema.ce.gov.br/sistema-de-envio-da-documentacao/

O prazo para envio da documentação através do sistema no site da SEMA se encerra dia 02 de abril de 2021.

Não há a necessidade de que o(a) candidato(a) selecionado(a) se desloque para nenhum lugar para a entrega da documentação. Todo o processo será feito de forma virtual, respeitando assim as restrições sanitárias vigentes no nosso estado.

Finalizada a análise da documentação, os AJAs receberão orientações para dar início às atividades do Programa através do e-mail cadastrado no sistema, bem como a SEMA iniciará o processo de abertura da conta bancária e emissão do cartão bancário para o pagamento do auxílio financeiro.

IMPORTANTE: O(a) Candidato(a) que tiver algum problema de acesso ao sistema de envio da documentação poderá acessar o suporte telefônico através dos números:

• (85) 3108 2778

• (85) 3108 2779

• WhatsApp: (88) 988086506 - Herderson (SDE - Prefeitura Municipal de Marco).

#MeioAmbiente 23/03/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Resultado Final - AJA Relação dos candidatos aprovados e cadastro de reserva.

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA) divulgou, nesta sexta feira (19/03), o resultado final da seleção para o Programa Agente Jovem Ambiental - AJA. Mais de 50 marquenses foram selecionados.

Agora, os candidatos selecionados deverão preparar sua documentação comprobatória para enviar através do site da SEMA (www.sema.ce.gov.br) a partir do dia 29 de março. Todo o processo será feito, exclusivamente de forma virtual, respeitando assim as restrições sanitárias vigentes no Estado.

O Programa AJA tem como objetivo estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis no Município, por meio da inclusão social e ambiental, proporcionando oportunidade de capacitação na área ambiental, além de um auxílio financeiro mensal correspondente a R$ 200.

Para mais informações ou qualquer dúvida, entre em contato:

• Fone: (85) 3108 2794;

• E-mail: aja@sema.ce.gov.br

• WhatsApp: (88) 988086506 - Herderson (SDE

#Agronegócio 18/03/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Está aberto Edital para o Programa de Aquisição de Alimentos - PAA que vai até o dia 25 de março de 2021

Está aberto Edital para o Programa de Aquisição de Alimentos - PAA que vai até o dia 25 de março de 2021. O programa visa atender pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional ao mesmo tempo que incentiva a agricultura familiar local, através da aquisição de alimentos produzidos por agricultores familiares do município de Marco.

As entidades (unidades recebedoras) e agricultores(as) familiares (fornecedores (as) interessados deverão entregar, durante o período de vigência de entrega os documentos necessários em envelope lacrado, com identificação do remetente, exclusivamente à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente (SDE), ou através do e-mail: paa.marco@sda.ce.gov.br.

#MeioAmbiente 10/03/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Resultado preliminar da seleção para o AJA - Agente Jovem Ambiental, divulgado pela SEMA.
#Desenvolvimento 04/03/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Pelo quarto ano consecutivo o município de Marco realiza peixamento de açudes públicos

No dia (09/02) o Município de Marco recebeu da SDA através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente - SDE, 55.000 alevinos de Tilápia destinados ao repovoamento dos açudes em várias localidades.

O Município de Marco realiza pelo quarto ano consecutivo peixamento em seus açudes; até o momento foram distribuídos alevinos em todos os espelhos d'agua existentes no Município dentro da capacidade de suporte de cada manancial; foram repovoados com alevinos de tilápia, carpa e tambaqui.

As espécies foram adquiridas da Secretaria de Desenvolvimento Agrário - SDA no "Programa de Peixamento dos açudes públicos nos Municípios do Estado do Ceará". Essa iniciativa da Prefeitura tem por objetivo diversificar as fontes de renda dos produtores rurais do município e aquisição de proteína de boa qualidade com valor acessível. Outra vantagem do Programa de Apoio ao Peixamento de açudes da SDE é melhorar o aproveitamento do potencial hídrico local.

Segundo o Secretário da SDE Júnior Osterno, a inclusão dos mananciais nesse programa vem abastecer a mesa de aproximadamente 600 famílias com alimento de excelente qualidade, incentivando nossos produtores a adquirir outras fontes de renda ao utilizar os recursos que já possuem, resultando no aumento de produção de peixes em nosso município. "Trazer projetos e recursos como esse é de suma importância para desenvolver cada vez mais nossa piscicultura", ressaltou o Secretário. "Estudos realizados indicam que cada alevino com peso entre 15 e 20 gramas a partir de 180 dias, considerando perca de 30%, e sem fornecimento de ração passam a pesar 500g. Significa que teríamos uma produção de 56 toneladas de proteína bruta de excelente qualidade disponível para a população da zona rural. Se considerarmos ainda, que parte dos 30% de perca foi convertido em alimento para peixes carnívoros (traíra, tucunaré, etc.) chegaríamos a um resultado mais expressivo".

#MeioAmbiente 01/03/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Órgão Ambiental de Marco se reúne com assessoria da SEMACE

No dia 15/02 a equipe da SDE através do Órgão Ambiental composta por: Diego Vasconcelos - gerente de turismo e agendas, Francisco Herderson Matos - Engenheiro Agrônomo e Laís Sales Silva - Bióloga, estiveram reunidos com assessor técnico da SEMACE, Ulisses Costa de Oliveira, para alinhamento entre os órgãos de esferas estadual e municipal, na oportunidade a SEMACE deu total apoio para que órgão dê início aos processos de licenciamento ambiental no município de Marco.

Contudo, o Órgão Ambiental de Marco formaliza que já está em funcionamento e realizando processos de licenciamento, afim de regularizar os empreendimentos que necessitam.

#MeioAmbiente 01/03/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Ciclo de Palestra - ABELHAS ESPECIAIS QUE POLINIZAM ACEROLAS

Nesta última quarta-feira (24/02) aconteceu a palestra sobre Abelhas Especiais que Polinizam Acerolas promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente através do projeto Ciclo de Palestras.

A palestra foi ministrada pelo Prof. Breno Magalhães Freitas, Engenheiro Agrônomo - Universidade Federal do Ceará - Brasil; Mestre em Zootecnia - Universidade Federal do Ceará - Brasil e PhD em Abelhas e Polinização - University of Wales College of Cardiff - Grã-Bretanha. O tema foi focado aos Produtores de Acerola Orgânica da Nutrivale, objetivando aumento de produtividade e proporcionando enriquecimento do conhecimento, onde os mesmos interagiram criando conexões e perspectiva de novos projetos nessa área.

O Secretario Júnior Osterno, em nome da PM de Marco, se prontificou a fazer um convenio entre a UFC e a PM de Marco com objetivo de iniciar estudos junto aos Produtores para identificar as abelhas nativas que habitam a região e em seguida criar ação para multiplicar as espécies encontradas.

#Desenvolvimento 26/02/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Marco recebe Visita dos Empresários da Betânia Lácteos

Presidente do Betânia Lácteos e seus Diretores Bruno Girão e Davi Girão visitam Perímetro Irrigado de Marco. O objetivo do projeto é criar bacia leiteira na região do litoral norte, promover o desenvolvimento econômico, social e sustentável das propriedades produtoras rurais e potencializar o desenvolvimento de cadeia produtiva do leite no município.

A primeira etapa consiste em produzir forragem para posteriormente entrar na segunda etapa, produzir leite. O Prefeito Roger disponibilizou, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente - SDE, todo apoio que for preciso para êxito no Projeto.

#MeioAmbiente 23/02/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Oportunidade! Seleção de Agentes Jovens Ambientais

O Governo do Ceará lançou o primeiro edital do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), que será executado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) em parceria com os municípios participantes.

O edital selecionará dez mil cearenses, entre 15 e 29 anos de idade, de famílias que estão no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e matriculados em escola pública ou com o Ensino Médio completo. O município de Marco contempla de 55 vagas.

Os jovens beneficiados terão um auxílio de R$ 200 por mês, durante dois anos, e devem participar de ações sustentáveis em espaços públicos, ampliando a inclusão social e ambiental.

As inscrições vão até o dia 26 de fevereiro.

As inscrições no processo seletivo serão realizadas de forma virtual, através do link www.sema.ce.gov.br/inscricao-aja <http://www.sema.ce.gov.br/inscricao-aja>.

#Desenvolvimento 18/02/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Marco investirá mais de R$ 15.000.000,00 na universalização da água
#Desenvolvimento 18/02/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Polo Moveleiro de Marco é Referencia

Grupo Jacaúna investe em silvicultura já plantou 600ha e está plantando mais 300ha. O projeto prevê o cultivo de eucaliptos e outras espécies nobres todas utilizadas na fabricação de móveis até chegar a uma área de cinco mil hectares. Objetivo é suprir toda a demanda de madeira por espécie de cultivo próprio, Diretor Paulino Aguiar acredita que com 4 anos inicia primeiro corte para madeira de sofá e com mais 4 anos terá madeira de qualidade para produzir cadeiras e demais móveis.

Baseado nesta primícia a SDE está elaborando um projeto para apresentar aos Industriais, Empresários, Comerciantes e Produtores Rurais de Marco para motiva-los a investir na mesma atividade.

Para saber mais acesse: Egídio Serpa - Diário do Nordeste - <https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/opiniao/colunistas/egidio-serpa/moveis-ceara-cultiva-eucaliptos-em-marco-1.3040244>

#Audiência 12/02/2021 SECRETARIA DE SAÚDE AUDIÊNCIA PÚBLICA DA SAÚDE N° 01/2021 PROCEDIMENTOS APLICÁVEIS A PRESTAÇÃO DE CONTAS
#Desenvolvimento 26/01/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Prefeito Roger Lança Programa para Fomentar e Fortalecer a Industria de Marco.

Na noite da última terça-feira (26/01), o Prefeito Roger, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente, reuniu-se com o setor industrial do município. Na ocasião, foi apresentado o Programa de Incentivo à Indústria, um programa inovador para o setor industrial, onde serão ofertados cursos de capacitação e formação, dentre eles o curso de Gestão de Indústria, Designer e Desenho, Autocad e Revit, visando qualificar a mão de obra para esse setor. Foi apresentado e discutido entre os presentes a Lei N° 254/2018 e Lei N° 308/2019, que dispõe sobre a concessão de incentivos para a implantação, a expansão e/ou a ampliação de empresas industriais, agroindustriais, comerciais, de serviços, de tecnologia, e Lei N° 344/2020, que dispõe sobre autorização para o município de Marco realizar doação com encargos de terrenos públicos, tendo como principal objetivo fomentar a industrialização do município.

#Desenvolvimento 25/01/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Convite de Participação para Reunião com os Fabricantes do Município de Marco Convite de Participação dos Fabricantes do Município de Marco
#Desenvolvimento 22/01/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Proposta de parceria - SDE/SEBRAE

O secretário Júnior Osterno, recebeu na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente - SDE na manhã desta sexta-feira (22/01), a visita da articuladora, Suilany Teixeira e da analista técnica, Raquel Gobb, representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE Regional Norte. Na oportunidade, foi apresentada a proposta de parceria entre a PM Marco/SDE e o SEBRAE, discutindo os programas para orientações especializadas, onde serão ofertados consultorias, cursos e palestras voltadas para para a Industria, Agronegócio, Comércios e Serviços, garantindo acesso à inovação, tecnologia e mão de obra especializada para o município.

#MeioAmbiente 21/01/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE SDE realiza reunião para planejamento 2021
#Pandemia 29/08/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO Entrega de kits de merenda escolar para os alunos da rede municipal.

Atenção !

Quinta entrega de kits de merenda escolar para os alunos da rede municipal.

Essa é uma medida destinada ao enfrentamento da Pandemia de coronavírus - Covid-19 e está de acordo com a Lei municipal 205/2020 de 24 de abril de 2020.

#Consultoria 13/08/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Contrato do SEBRAE inclui novos programas para a cidade de Marco.

Foi aprovada neste mês de agosto uma parceria entre a SDE/PM de Marco e o SEBRAE-CE com objetivo de contratar consultores da entidade para a realização das seguintes Consultorias Tecnológicas e Gerenciais: Avicultura, Bovinocultura, Cajucultura, Inovação na Produção e Manejo da Carnaúba, Comércio e Serviços e Piscicultura; destinadas aos produtores e empresas do Município de Marco, dando continuidade aos programas e projetos da SDE.

A consultoria será realizada com visitas técnicas nas propriedades para realização de um diagnóstico, e levantamento de um plano de ações das atividades a serem realizadas, levando em consideração a realidade em termos do potencial técnico e deficiências existentes nas propriedades.

Serão atendidos produtores rurais inscritos com inscrição ativa na Declaração de Aptidão - DAP ao PRONAF ou portadores de Número do Imóvel na Receita Federal - NIRF do Município de Marco. Nos segmentos da Bovinocultura, Cajucultura, Avicultura e Comércio e Serviços serão acompanhados, em média, 30 produtores cada; na piscicultura serão, em média, 5 produtores e no Manejo da Carnaúba, 15 produtores.

Esta parceria é resultado do trabalho que a SDE realiza com os produtores rurais, procurando incentivar o crescimento e aprimoramento de suas aptidões. O resultado obtido é o desenvolvimento de um agronegócio forte em nosso município.

#Capacitação 08/08/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE INCRA capacitou técnicos da SDE/PM de Marco para elaborar Projetos para Assentados do Município.

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA, por veio virtual, realizou no dia quatro de agosto de 2020, uma capacitação para servidores da SDE/PM de Marco. A SDE entende que esta parceria entre autarquia federal e o município é de suma importância para melhorar o acesso das mais de 109 famílias assentadas a serviços e auxílios prestados pelo órgão.

Ministrado por técnicos da instituição, o treinamento é resultado de acordos de cooperação técnica firmados com o município, e que tem como objetivo implementar ações que viabilizem a execução do Programa Nacional de Reforma Agrária (PRNA) na região através do Decreto Federal nº 9.424/2018 que regulamenta a concessão do Crédito Instalação e suas modalidades.

#Agricultura 03/08/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS - PAA

Estão abertas as inscrições do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA que vão do dia 03 a 07 de agosto de 2020. O programa visa atender pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional através da aquisição da produção de alimentos fornecidos por agricultores familiares do município.

No segundo semestre deste ano, atipicamente, devido à pandemia causada pelo COVID 19 foi repassado, para efetivação do programa no município, o valor de 65 mil reais; uma grande conquista para Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que está à frente da execução do programa, bem como, para os beneficiados (agricultores familiares e instituições recebedoras), visto que, nos anos anteriores o valor foi apenas de 10 mil reais.

#MeioAmbiente 30/07/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Cidade de Marco avança e mais uma vez, é destaque no IQM

Por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciências e Tecnologia - SDE, o município de Marco atingiu nota máxima (1,0) do IQM no ano de 2018, recebendo os benefícios deste avanço em 2019, quando o município também obteve nota máxima, gerando um orçamento de 2% do ICMS ecológico para o ano de 2020. Para 2021, tal qual 2020, a cidade novamente receberá 2% do ICMS Ecológico, possibilitando ao município continuar ampliando políticas públicas com o propósito de preservação ambiental.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), que dispõe de competência para elaborar, planejar e implementar a política ambiental do Estado, divulgou os resultados referentes ao edital 2020 do Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente - IQM dos municípios cearenses, no qual, a cidade de Marco, pela terceira vez consecutiva, obteve nota máxima. Motivo de orgulho para todos que contribuíram para esta conquista.

O IQM, instituído pelo Decreto n° 29.306, de 05 de junho de 2008, e alterado posteriormente pelo Decreto n° 32.482, de 29 de dezembro de 2017, é um dos critérios que possibilita aos municípios receber o repasse orçamentário de até 2% da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS. Com intuito de atribuir novos critérios de redistribuição de recursos do ICMS para preservação ambiental do Estado, foi criado o ICMS Ecológico, que reflete o nível da atividade econômica nos municípios em conjunto com a preservação do meio ambiente. Portanto, os municípios que atenderem aos critérios do IQM dispostos no decreto, serão destinados até 2% do ICMS Ecológico.

#AssistênciaSocial 30/05/2020 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Vale Gás Social do Governo do Estado do Ceará

Vale Gás Social do Governo do Estado do Ceará

#Desenvolvimento 28/05/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Seja um Delivery autorizado através do decreto N° 10052020 de 10 de maio de 2020

O delivery em cidades pequenas é uma realidade, e em nosso município ganhou força, como aliado às plataformas e aplicativos de entrega, em meio ao enfrentamento a pandemia, contribuindo para a redução do impacto financeiro, como também a falência de algumas empresas.

Contudo, não podemos baixar a guarda e precisamos continuar tomando todos os cuidados necessários para evitar o aumento da contaminação, também na entrega de produtos! E pensando na organização desta logística, e em atendimento ao decreto n° 10052020, 10 de maio de 2020, que autoriza o funcionamento do comércio local em modo delivery respeitando as normas estabelecidas pelo decreto, faz-se necessário cadastramento das empresas que estão atuando com delivery.

Faça seu cadastro através do link https://marco.ce.gov.br/cadastroempresa.php e confirme o cadastramento através do número da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), (88) 9.96909192 para agilizar o processo. Após análise será encaminhado crachá de DELIVERY AUTORIZADO.

#Desenvolvimento 28/05/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Boas práticas em higiene e saúde nas empresas

A palestra abordará aspectos importantes para adaptação da biossegurança, voltada a saúde e higiene de colaboradores e clientes, nas empresas. A abordagem será de forma geral, pois são quesitos necessários, independente do seguimento de atuação da empresa.

Para participação se inscreva no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf52LbVMHbdLOl803wfVNtXxja_Iz2a1pa381yTkFjKbUMgzA/viewform

#LUTO 22/05/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Descanse em paz Sr. Lucimar da Silva Leal

"Eu sou a ressureição e a vida, quem crer em mim, ainda que esteja morto viverá e todo aquele que vive em mim, nunca morrerá. (João 11:25-26)"

#Agronegócio 21/05/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE SDE de Marco em tempos de Covid 19, distribuirá 2.789 quilos de alimentos através do Programa PAA.
#Agronegócio 02/05/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Marco apoia iniciativas no Campo

Nesse período de quarentena, encontramos população sem atividades essenciais e que se enquadra nos grupos de risco sendo orientadas a permanecer em casa para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. O que se propõe, é que as cadeias produtivas do agronegócio de Marco se mobilizem para atender às determinações do Ministério da Saúde em consonância com a OMS - Organização Mundial de Saúde, a continuar produzindo principalmente, para garantir o abastecimento de alimentos na mesa dos cidadãos.

O Secretário da pasta Junior Osterno, reconhece que a produção no campo não pode parar mesmo em meio à pandemia da Covid-19, que tem assustado e matado pessoas no mundo todo, inclusive no Brasil e em nosso Estado do Ceará. Ele acredita que o setor é imprescindível neste momento, para garantir o abastecimento dos mercados. E ressalta que o produtor precisa adotar uma série de medidas para não deixar que o vírus chegue às propriedades rurais.

Ele também ressalta o quanto é importante que as pessoas fiquem em quarentena nas cidades e acredita que os supermercados não ficarão vazios ao longo desse período de pandemia. "A agricultura e a agropecuária não vão parar. Os produtores continuam na lida para que a matéria prima chegue até as indústrias, e elas (as indústrias) também seguem funcionando para garantir o abastecimento".

NÃO PRECISA ESTOCAR

O Prefeito Roger Aguiar ao ser interrogado, afirma que neste momento não é recomendado que as pessoas saiam de casa e lotem carrinhos de mercados, estocando alimentos, porque a produção não vai parar. Para o Prefeito de Marco, o momento também vai servir para que a sociedade olhe para o agronegócio com outros olhos, e reconheça ainda mais a importância do setor. "No campo, as pessoas estarão trabalhando normalmente, ou até mais do que no normal, para alimentar aqueles que estão cumprindo o isolamento social, seguindo as recomendações da OMS", comenta.

Precisamos nos unir, para combater o inimigo invisível que vem matando nossos concidadãos e mutilando famílias. "FIQUE EM CASA," Conclui.

Escrito por Lucimar Leal

Engº Agrônomo - SDE

#Desenvolvimento 30/04/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE O BNB disponibiliza Capital de Giro a 0,35% ao mês a Micro e Pequenas Empresas

Nesse momento em que vários países estão se preparando ou mesmo gerenciando os impactos causados pela pandemia Coronavirus (Covid-19), muitas empresas assumem responsabilidades diante de seus clientes e da sociedade. Como protagonistas da economia e do ambiente de negócios, as organizações têm como responsabilidades básicas a boa condução dos negócios. - Segundo o responsável pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Junior Osterno. - Continua.

Face à atual pandemia global, venho expor o sentimento do BNB ao acreditar que, quanto maior a urgência, mais é necessária que regras sejam estabelecidas e seguidas para que os desafios sejam enfrentados com reflexão e resiliência.

Os empreendedores da cadeia produtiva do Município de Marco na Indústria, Comércio, Serviços e os que compõem a cadeia do Agronegócio, estão atualmente aptos a fazerem seus empréstimos no BNB.

Em tempo, comunicamos aos interessados em adquirir empréstimos, que procure o BNB para maiores esclarecimentos. - Conclui.

Segue nota na íntegra do BNB.

O Banco do Nordeste passou a disponibilizar capital de giro a 0,35% ao mês para micro e pequenas empresas nas operações da linha FNE Giro, com prazo de até 12 meses. A taxa de juros é a menor do mercado e atende ao esforço de minimizar as consequências do novo Coronavírus (Covid-19) na economia regional. A medida permite as empresas elevarem seus fluxos de caixa para enfrentar a retração ocasionada pela pandemia.

Com recursos próprios do BNB e do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), o crédito financia aquisição de matérias-primas e insumos utilizados no processo produtivo por comércios, prestadoras de serviços, indústrias, agroindústrias e equipamentos turísticos. A garantia da operação pode ser aval, fiança ou hipoteca.

O BNB também reduziu encargos financeiros, beneficiando empresas de todos os portes e abrangendo também a Conta Empresarial MPE, produto de crédito semelhante a um cheque especial, cujas taxas iniciam-se em 2,86% ao mês, atrativas quando comparadas com taxas praticadas no mercado.

O Giro Especial, produto destinado a financiar o capital de giro de empresas de forma customizada a seus fluxos de caixa, com prazo total de até 48 meses, tem novas taxas iniciando-se em 0,56% ao mês.

Além do FNE Giro, a redução também será aplicada a diversos outros produtos, como Giro Especial, Giro Simples, Conta Empresarial, Conta Empresarial MPE, Conta MPE Especial, Giro Simples, Giro Antecipação de Recursos, Giro Associado, MPE Capital de Giro, Empréstimo-Ponte, Giro Especial, FNE Giro, Cartão BNB, Giro BNB Digital, NCE/CCE, Custeio, Comercialização e CDC Prêmio de Seguro.

Serviço

Condições de financiamento podem ser conferidas pela internet no seguinte endereço eletrônico:

www.bnb.gov.br/simuladores/fnegiro.

Informações sobre crédito também podem ser obtidas por telefone, pelo número 0800 728 3030, ou direto com o gerente de relacionamento.

Divulgação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia - SDE.

#Desenvolvimento 25/04/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Em tempos de Pandemia COVID - 19

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com Sebrae ER-Norte, através deste grupo, vem disponibilizar mais uma ferramenta, a plataforma MarcoShop, minimizando assim os impactos econômicos causados pela pandemia.

Os pequenos negócios fazem parte do cotidiano de todos os brasileiros. A padaria da esquina, o mercadinho, a borracharia, a lanchonete, a loja de calçados e uma infinidade de outros produtos e serviços estão ao seu alcance e contam a história de seu município.

Com esta proposta, Marco está valorizando mais ainda os empreendedores e empreendimentos de nossa cidade, incentivando que os mesmos continuem comercializando através de mais um canal, a plataforma MarcoShop, totalmente gratuita. Venha estar conosco neste momento que se faz, mais do que nunca, necessário a superação de desafios, redesenho dos negócios, marketing digital e de comercialização.

Esperamos contar com sua empresa comercializando produtos e serviços através da plataforma MarcoShop.

Esperamos contar com sua empresa, comercializando produtos e serviços através da plataforma MarcoShop e ao mesmo tempo que solicitamos a divulgação da plataforma para outros empreendedores; precisamos dar a mãos neste momento e ajudar aos empreendimentos que lutam para continuar de pé.
www.marcoshop.com.br <http://www.marcoshop.com.br/>

Escrito por Lucimar Leal

Engº Agrônomo - SDE

#AssistênciaSocial 04/04/2020 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DISTRIBUIÇÃO DE SETE MIL CESTAS BÁSICAS

A PREFEITURA DE MARCO COMUNICA QUE NOS PROXIMOS DIAS SERÃO DISTRIBUÍDAS SETE MIL CESTAS BÁSICAS PARA AJUDAR FAMÍLIAS VULNERÁVEIS E AQUELAS FAMÍLIAS QUE DE CERTA FORMA ESTÃO SENDO ATINGIDAS PELA CRISE DO NOVO CORONAVIRUS.

ESSAS AÇÕES SERÃO CONTINUADAS ENQUANTO DURAREM OS EFEITOS DO CAOS QUE O NOSSO PAÍS ESTÁ VIVENDO POR CONTA DESSA DOENÇA.

#Saúde 20/03/2020 SECRETARIA DE SAÚDE O que é coronavírus? (COVID-19) O que você precisa saber e fazer para se prevenir. Medidas comuns do dia a dia, como lavar as mãos com frequência e evitar aglomerações, reduzem o contágio da doença.
#Desenvolvimento 16/03/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE A Prefeitura/SDE de Marco incentiva os Aquicultores a produzir em Tanques Escavados Programa de Desenvolvimento da Piscicultura em Tanques Escavados
#Desenvolvimento 29/01/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Pelo terceiro ano consecutivo o Município de Marco realiza peixamento em açudes públicos Programa de apoio ao Peixamento dos Açudes
#Desenvolvimento 27/01/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Secretaria Municipal de Des. Ciência e Tecnologia realiza Planejamento Estratégico 2020

Ao promover o desenvolvimento econômico de forma integrada e sustentável, potencializando a qualidade de vida e a riqueza do município, com foco no aproveitamento das qualidades locais nos campos da Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo; a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciências e Tecnologia assume a responsabilidade pela adoção de políticas de articulação voltadas para a atividade primária, de fomento à atividade empresarial e de garantia de acesso do cidadão ao trabalho e à renda. No ensejo em difundir os trabalhos desempenhados pela SDE, o Secretário da pasta contratou o SEBRAE para junto com seus colaboradores fazer o Planejamento Estratégico, apresentando métodos bastante úteis para a sua jornada de trabalho.

"É com essas características que a SDE foi criada e atua desde os primórdios de 2017. Porém para evitar a estagnação é que procuramos aperfeiçoar as diretrizes visando o futuro e planejando ações, capaz de alcançar patamar desejado. Comenta o Secretário". Junior Osterno.

O Consultor Técnico do SEBRAE Felipe Melo comenta: "Planejar se refere ao ato de pensar em um futuro almejado e, além disso, elaborar um plano para que se chegue até esse cenário de sucesso".

"E usar a estratégia implica em identificar detalhadamente os recursos disponíveis, reconhecer as possibilidades realistas, antecipar tendências, estudar a concorrência e muitas outras ações direcionadas aos objetivos do negócio".

"Continua: Engloba a análise de forças e fraquezas, ameaças e oportunidades o que facilita medidas para criar uma estrutura mais eficiente, corrigindo os defeitos, potencializando os pontos positivos e transformando-os em diferenciais competitivos". Conclui.

Escrito por Lucimar Leal - Eng° Agr°- SDE

#Desenvolvimento 23/01/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Prefeitura de Marco incentiva a piscicultura no Município Programa de Desenvolvimento em Pesca Artesanal e em Tanques de Redes
#Desenvolvimento 20/01/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Prefeitura de Marco renova assinaturas de contratos com o SEBRAE.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciências e Tecnologia - SDE de Marco - CE Junior Osterno renovou assinaturas de contratos com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), para a realização de mais um ciclo de consultorias que serão oferecidas gratuitamente aos empresários e agropecuaristas. O encontro aconteceu na sede da SDE no mês de dez./2019.

As consultorias irão contemplar os seguintes programas: O Programa de Desenvolvimento da Piscicultura (produção de peixes em tanques escavados); Programa de Desenvolvimento da Cajucultura (substituição de copas e recuperação dos pomares através de enxertia nos cajueiros); Programa Mais Leite (inseminação artificial, na obtenção de animais geneticamente superiores, voltados a produção de leite); Programa de Desenvolvimento da Avicultura (destinados ao ganho de peso e produção de ovos). "Além da continuidade dos programas citados acima, este ano vamos enfatizar o Programa de Desenvolvimento da Carnaúba e o Programa de Desenvolvimento da Silvicultura, objetivando fortalecer todas as cadeias produtivas do Município. Explicou o Secretário.

O Prefeito Roger Aguiar ao ser procurado para comentar sobre essas assinaturas de contratos comenta: "É importante continuarmos fazendo a qualificação dos nossos empreendedores da Zona Rural e Urbana. Esse ano de 2020 está sendo ofertada para a formação e a qualificação uma maior quantidade de vagas para os nossos empresários locais e aos nossos microempreendedores do Setor do Agronegócio. Em parceria com o SEBRAE, o maior interesse da nossa gestão, é fazer a economia de Marco crescer e os protagonistas se qualificarem. É um novo ciclo que se consolida";

"Temos como objetivo melhorar cada vez mais a qualidade da prestação dos nossos serviços e dar mais oportunidade aos Marquenses empreendedores, para que tenham mais qualificação para tocar, expandir e aperfeiçoar o seu negócio", finalizou o Prefeito.

Escrito por Lucimar Leal Eng° Agr° - SDE

#Desenvolvimento 14/01/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Município de Marco distribui 206 mil mudas de palma forrageira para os Participantes do Programa Mais Leite. Programa de Desenvolvimento da Palma Forrageira
#Desenvolvimento 06/12/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE A Multiplicação de Peixes em Marco, uma realidade em Tanques Escavados Programa de Desenvolvimento em Pesca Artesanal e em Tanques Redes
#Gastronomia 18/11/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Festival Gastronômico Marco Gourmet Programa Marco Gourmet
#Desenvolvimento 13/11/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE 2° Edição do Curso de Marketing Digital Programa de Incentivo ao Comércio e Serviço
#Agronegócio 11/11/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE II Seminário Municipal de Produção Agropecuária Programa Mais Leite
#Agronegócio 05/11/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE II Seminário Municipal de Produção Agropecuária Programa mais Leite
#Desenvolvimento 01/11/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE 2° Edição do Curso Marketing Digital Programa de Incentivo ao Comércio e Serviço
#Desenvolvimento 29/10/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Culinária do Caju, Inovação para os Produtores Programa de Desenvolvimento da Cajucultura
#TG 10-025 16/10/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE 2 anos de criação do Tiro de Guerra 10 - 025 Marco (CE) - No dia 10 de outubro, o Tiro de Guerra 10-025, “Tiro de Guerra Sentinela do Marco”, comemorou (dois) 2 anos de sua criação.
A solenidade contou com a presença do Prefeito Municipal Roger Neves Aguiar, do Secretário da SDE Junior Osterno, do 1º Sgt Gerson Adriano Köhler, Chefe da Instrução do Tiro de Guerra 10-018 (Acaraú-Ce), do Sr. Manoel da Silva Rios, Veterano da Força Expedicionária Brasileira, além de diversas autoridades e personalidades civis.
Na atividade o Sr. Manoel da Silva Rios, recebeu a Medalha da Vitória e os “Amigos do Tiro de Guerra” foram agraciados com diplomas do Mérito e a Medalha Mérito do Tiro de Guerra. Ao término da formatura foi inaugurado o Monumento em Homenagem aos Heróis da Força Expedicionária Brasileira e em seguida foi servido um coquetel aos convidados.
#Desenvolvimento 14/10/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Produtores aderem ao Programa de Desenvolvimento da Carnaúba Programa de desenvolvimento da Carnaúba
#Desenvolvimento 10/10/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Caju na Alimentação Humana Programa de Desenvolvimento da Cajucultura
#Desenvolvimento 09/10/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE SDE e SEBRAE Realizam VI Palestra do Projeto ciclo de Palestra Projeto ciclo de Palestra
#Desenvolvimento 04/10/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Programa de Desenvolvimento da Avicultura e Mais Leite chegam ao Distrito de Panacuí Programa Mais Leite
#Desenvolvimento 01/10/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Educação 4.0 - Educação para um mundo exponencial Projeto Ciclo de Palestra
#Desenvolvimento 25/09/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Município de Marco Realiza Inscrições do Garantia Safra 2019/2020 Programa de Apoio ao Garantia Safra
#Desenvolvimento 23/09/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Prefeitura de Marco e SDE realizam Curso de Marketing Digital Porgrama de Incentivo ao Comércio e Serviço
#Desenvolvimento 20/09/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Município de Marco, SEBRAE e FIEC na luta pela preservação do nosso Bioma Programa de Desenvolvimento da Carnaúba
#MeioAmbiente 18/09/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE A Gestão de Resíduos Sólidos e a Logística estimula o Município de Marco Programa Marco Verde
#Desenvolvimento 17/09/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Prefeitura e Sebrae garantem Tecnologia a produtores do Caju Programa de Desenvolvimento da Cajucultura
#Desenvolvimento 16/09/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE "Agrotóxico" é Tema de Palestras para Produtores Rurais em Marco Programa Marco Verde
#Desenvolvimento 16/09/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE SDE e SEBRAE Realizam V Palestra do Projeto Ciclo de Palestra Projeto Ciclo de Palestra
#Desenvolvimento 09/09/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Programa Marco Gourmet promove Missão Técnica Programa Marco Gourmet
#Desenvolvimento 05/09/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE SDE E FONCEPI promoveram Seminário da Carnaúba em Marco Programa de Desenvolvimento da Carnaúba
#Desenvolvimento 02/09/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Curso de Marketing Digital Programa de Incentivo ao Comércio e Serviço
#Desenvolvimento 28/08/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Programa Mais leite Introduz a Inseminação Artificial em Bovinos Programa Mais Leite
#Desenvolvimento 26/08/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE O futuro da Carnaúba em nossas maõs Programa de Desenvolvimento da Carnaúba
#ExércitoBrasileiro 24/08/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Prefeito de Marco recebe diploma de Colaborador Emérito do Exército Brasileiro O Prefeito de Marco Roger Neves Aguiar recebeu na manhã dessa sexta-feira (23/08) o Diploma de Colaborador Emérito do Exército Brasileiro. A Condecoração aconteceu durante cerimônia alusiva a Semana do Soldado 25 de agosto próximo, realizada na 10ª Região Militar.
O diploma foi concedido ao Prefeito, pelo Comandante Militar do Nordeste Gen. Ex. Marco Antônio Freire Gomes, e entregue pelo General de Divisão Fernando José Soares da Cunha Matos Comandante da 10a Região Militar em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Exército Brasileiro.
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciências e Tecnologia, Junior Osterno e o Deputado Manoel Duca da Silveira Neto, estiveram prestigiando o evento da Condecoração, como amigos e parceiros de uma luta em prol do desenvolvimento do município de Marco.
#Agronegócio 23/08/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Seminário Regional sobre Agrotóxico Agronegócio
#Desenvolvimento 22/08/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE SDE, STTR, SINRURAL e SENAR se reúnem em Planejamento anual de Trabalho para 2020 Programa de Apoio ao Cadastro Ambiental Rural
#Desenvolvimento 19/08/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE SDE e SEBRAE Realizam IV Palestra do Projeto Ciclo de Palestra Projeto Ciclo de Palestra
#Empreendedorismo 15/08/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE BNB e Prefeitura de Marco Realizam II Feira do Empreendedor Programa de Incentivo ao Comércio e Serviço
#Desenvolvimento 15/08/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Edital de Participação de Consultorias do SEBRAE Programa de Apoio ao Comércio e Serviço
#Desenvolvimento 14/08/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Projeto Galinha Caipira atua na prevenção de doenças com a realização de vacinação de aves nas comunidades Projeto Avicultura
#Desenvolvimento 12/08/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Reunião com a Equipe da SDA para aprovação e instalação de Tanques de Resfriamento Programa Mais Leite
#Empreendedorismo 12/08/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE II Feira do Empreendedor Parceria BNB e PM de Marco/SDE Programa Comércio e Serviço
#SaúdeeEducação 09/08/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Prefeitura de Marco e Senac realizam Workshop de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos Programa Marco Gourmet
#MeioAmbiente 08/08/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Município de Marco atinge nota máxima no IQM 2019 Programa Marco Verde
#Desenvolvimento 05/08/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Prefeitura de Marco faz Escavação de Tanques em Comunidades Rurais Programa de Desenvolvimento em Pesca Artesanal e em Tanques Redes
#Desenvolvimento 31/07/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Fortalecimento do Cooperativismo SDE Itinerante
#Desenvolvimento 29/07/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE A Importância do Peixamento nos Açudes Públicos de Marco Programa Peixamento dos Açudes
#MaisLeite 26/07/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Programa Mais Leite: SDE em parceria com o Sebrae traz inovações tecnológicas para pecuaristas de Marco Programa Mais Leite
#Desenvolvimento 24/07/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Buscando Conhecimento para o Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Caju Programa de Desenvolvimento da Cajucultura
#DesenvolveMarco 22/07/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE SDE Itinerante levanta demandas das comunidades de Marco PROJETO SDE ITINERANTE
#AgroPecuária 15/07/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Município de Marco – CE, apostando na alimentação alternativa. Palma forrageira sucesso na pecuária leiteira. Programa de Apoio à Palma Forrageira
#Empreendedorismo 12/07/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE SDE e SEBRAE realizam III palestra do Projeto Ciclo de Palestras Projeto Ciclo de Palestras
#Inaugurações 08/07/2019 GABINETE DO PREFEITO Marco recebe o Governador do estado, CAMILO SANTANA Nosso município recebeu o governador Camilo Santana, no último sábado (6), e fez festa para celebrar investimentos e inaugurações que vão impactar diretamente na qualidade de vida da população.
Além de inaugurar a Areninha, o Governador Camilo Santana, acompanhado do prefeito Roger , assinou ordem de serviço para construção do abatedouro público e para melhorias no esgotamento sanitário da cidade.
Para o governador, os benefícios são fundamentais para a população. “Inaugurar obras que mudam para melhor a vida das pessoas me deixa muito feliz. Entregamos o abatedouro, que prefiro chamar de frigorífico industrial, de alta qualidade, bem como a Areninha que é um projeto transformador, de inclusão e esporte para todos, são equipamentos que bem cuidado, servirão por muito tempo”, disse.
Como sempre faz, o governador participou do jogo de inauguração e fez um dos gols da vitória por 2 a 0 na partida que reuniu moradores da cidade de Marco.
Participaram da solenidade, o deputado federal Aníbal Gomes, Duquinha, Rogério Aguiar, o Secretário do Esporte e Juventude (Sejuv), Rogério Pinheiro; o secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz; e o diretor da Unidade de Negócios da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Helder Cortez.
#Gastronomia 05/06/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Prefeitura de Marco leva empreendedores à feira de negócios no Centro de Eventos do Ceará Programa Marco Gourmet, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, leva empresas participantes do programa à TecnoAlimentos
#Estética 28/05/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Prefeitura de Marco realiza workshop de beleza para profissionais da estética Programa de Apoio ao Comércio e Serviço
#SemanadoMEI 24/05/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Prefeitura de Marco e SEBRAE realizam oficina na Semana do MEI Sala do Empreendedor
#Desenvolvimento 23/05/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE SDE e SEBRAE apresentam proposta para diagnóstico técnico do DIBAU Programa de Desenvolvimento do Perímetro Irrigado
#Agro 22/05/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Articulação em prol de agricultores do Baixo Acaraú Programa de Desenvolvimento do Perímetro Irrigado
#Agronegócio 16/05/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Parceria Renovada Programa de Desenvolvimento da Cajucultura
#Agronegócio 12/05/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Tecnologia para Cajucultores Cajucultura de Alto Desempenho no Ceará
#Novidade 07/05/2019 GABINETE DO PREFEITO WhatsApp De volta Olá, estamos de volta ao WhatsApp
#Agenda 04/04/2019 GABINETE DO PREFEITO O Prefeito Roger esteve reunido com o Governador do Estado Camilo Santana O Prefeito Roger esteve reunido com o Governador do Estado Camilo Santana, o Deputado Federal Anibal Gomes, no palácio da abolição em Fortaleza para tratar de assuntos da atualidade, tais como: O período da quadra invernosa que circunda todo o estado do Ceará, bem como, demais projetos traçados pelo governo municipal, com metas a serem alcançadas. Com o objetivo de solucionar os problemas causados pela chuva que atinge nossa região do Baixo Acaraú, O prefeito Roger e Deputado Aníbal buscam junto ao Governo, meios que garante a segurança para a população que passa por este período. Na ocasião estiveram presentes também, o ex Deputado Rogério Aguiar e o Secretário de Governo Nelson Martins.
#Agenda 03/04/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL A Secretaria de Assistência Social comemora o alcance dessa conquista com você beneficiado. A Secretaria de Assistência Social comemora o alcance dessa conquista com você beneficiado. Já são 282 famílias marquenses que estão com o crédito no Cartão do Programa Mais Infância já depositado em conta no Município de Marco, o auxílio mensal no valor de R$ 85,00 para as famílias em situação de extrema pobreza. Com esse benefício, o Governo irá garantir uma vida digna para crianças de 0 a 5 anos e 11 meses, incluídas no Cadastro Único - CadÚnico, para programas do Governo Federal.
#ProgramaMaisInfância #Cadùnico #MaisBenefício #MunicipiodeMarco
#AssistênciaSocial 02/04/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL O Dia Mundial da Conscientização do Autismo Dia Mundial do Autismo, é comemorado em 2 de Abril.
A data visa ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.
O que é o Autismo?
O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por "Transtornos de Espectro Autista" - TEA.
Os sintomas do autismo são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.
#DiaDoAutismo #IguldadeSocialParaTodos #JuntosSomosMais #MunicipiodeMarco
#Agenda 30/03/2019 GABINETE DO PREFEITO Solenidade de entrega da Medalha de Mérito Industrial Aconteceu na última quinta-feira, (21) de março, a solenidade de entrega da Medalha de Mérito Industrial, no La Maison Dunas em Fortaleza, a mais importante condecoração da instituição. Com a presença ilustre do nosso Prefeito municipal Roger, juntamente com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia Júnior Osterno, do empresário Aleksander Osterno, do futuro presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) Ricardo Cavalcante e do empresário da Vicunha Carrocerias Joaquim Neto Suassuna.
Em discurso de abertura da cerimônia, destacaram que a Festa da Indústria marca o reconhecimento ao esforço daqueles que, por sua trajetória, contribuem para engrandecer o Ceará através da inteligência, capacidade de antever o futuro e poder de realização - características pessoais compartilhadas pelas personalidades homenageadas.
#EntregaMedalhaMéritoIndustrial #FIEC #OsMlehoresDoAno #MunicipiodeMarcoPresente
#AssistênciaSocial 29/03/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 1ª Conferência Municipal dos Diretos da Pessoa Idosa Aconteceu na última sexta-feira, (22) de março, a 1ª Conferência Municipal dos Diretos da Pessoa Idosa, que teve como tema principal: Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas. Foram discutidos eixos como: Diretos fundamentais na Construção/ Efetivação das Políticas Públicas, na área da educação assegurando direitos e emancipação humana; enfrentamento da violação dos Direitos humanos da Pessoa Idosa.Os conselhos de Direitos: Seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das Políticas Públicas. O evento foi realizado no Centro Pastoral Mater Dei, através do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso - CMDI, em parceria com a Secretaria de Assistência Social do município de Marco.
#Conferencia #SecretariaAssistenciaSocial #MunicipiodeMarco
#Melhoria 28/03/2019 GABINETE DO PREFEITO Construção da Brinquedopraça no Triângulo do Marco A pedido do Prefeito municipal Roger e do Vereador Alencar, o empresário Perilo Neves faz doação de um terreno para construção da Brinquedopraça no Triângulo do Marco. O terreno fica localizado ao lado da Igreja São Francisco.
Compartilhe.
#AvançaMarco #ProgressoeBemEstar #MunicipiodeMarco
#Educação 26/03/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO Rede de Ensino e profissionais da educação pública do Município Prefeitura de Marco prevê melhorias para Rede de Ensino e profissionais da educação pública do Município
Discutindo melhorias e questões importantes para a cidade, a equipe da Prefeitura esteve em reunião ampliada com os professores da Rede Pública do Município de Marco, realizada às 10h manhã deste sábado (23), na EEF Maria Júlia Neves para esclarecer dúvidas dos servidores sobre os Precatórios do FUNDEF, como também, a apresentação do projeto de incentivo para os profissionais da rede pública de ensino.
O Projeto de Lei será encaminhado para a Câmara dos Vereadores e passará pela apreciação dos parlamentares da casa, o que gera grande expectativa da Prefeitura para a aprovação do mesmo. O encontro contou com a presença do Procurador do Município, Samuel Dayvid; Secretária de Educação, Edineila Silveira; Secretário de Planejamento, Administração e Finanças, Dyego Armando e o Chefe de Gabinete, Sandro Reubem.
Fortalecendo ainda mais o evento, estavam presentes, Professores, Diretores e Coordenadores da Rede Pública de Ensino do Município de Marco. Também ficou registrado na reunião, a presença do Sindmarco - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Marco.
#ReuniãoAmpliada #SecretariadeEducação #MunicipiodeMarco
www.marco.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 12:02:07