CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#MeioAmbiente 09/08/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE MARCO RECEBE NOTA MÁXIMA NO IQM 2022

O município de Marco, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente, recebeu pelo 5° ano consecutivo a nota máxima no Índice de Qualidade do Meio Ambiente - IQM 2022, publicado na última quarta-feira (03/08) pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado - SEMA. Para isso, o município atendeu a todos os critérios do IQM, a partir de documentação exigida pela SEMA.

O Programa do IQM é um mecanismo que possibilita ao município receber o repasse

orçamentário de até 2% da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias

e Serviços - ICMS Socioambiental, para investir no desenvolvimento das ações

voltadas à implementação da Política de Resíduos Sólidos.

Essa conquista é resultado de um forte trabalho da equipe técnica da secretaria que vêm sendo realizado em políticas ambientais no municipio de Marco.

#MeioAmbiente 03/06/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Vem aí a Semana do Meio Ambiente!

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente de Marco em parceria com o Governo do Estado promovem a Semana do Meio Ambiente 2022, com o tema: Nascentes Preservadas, Água Garantida, de 05 à 11 de junho.

O evento terá palestras, oficina, pedalada ecológica e distribuição de mudas.

Confira a programação!

#MeioAmbiente 30/05/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE MOA lança Sistema de informatização dos processos de Licenciamento Ambiental

MOA - Marco Órgão Ambiental, lançou na última terça-feira (10/05), o Sistema de Licenciamento Ambiental, instrumento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente que transforma as solicitações, análise e decisão das licenças ambientais em processos informatizados.

Com o novo sistema, toda entrada de documentos, análise processual, contato com o empreendedor e informação a respeito do deferimento ou não da licença serão feitos de forma eletrônica automatizada, através do próprio site da prefeitura municipal, além de notificações a respeito do andamento processual que serão recebidas pelo telefone de contato fornecido pelos empreendimentos.

Do ponto de vista da transparência, o sistema permite que toda a sociedade tenha acesso às etapas do pedido de licenciamento, tendo em vista que as informações ficam disponíveis na internet. No aspecto comodidade, o cidadão poderá acompanhar a tramitação do processo sem a necessidade de deslocamento até à secretaria. Já do ponto de vista da padronização, o sistema traz exigências mais claras à sociedade em relação à composição do processo de licenciamento, o que aumenta a segurança técnica.

Segundo Laís Sales, Diretora do Meio Ambiente a mudança trará mais celeridade na análise dos processos de licenciamento, garantindo maior eficiência e um melhor serviço ao cidadão Marquense que busca a regularização de seu empreendimento.

#MeioAmbiente 01/04/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE MARCO CELEBROU A FESTA ANUAL DAS ÁRVORES 2022

A Prefeitura Municipal de Marco, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura Tecnologia e Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado - SEMA, realizou na última quinta-feira (24/04), na Praça Dom José Tupinambá, a Campanha: Adote Uma Árvore em comemoração à FESTA ANUAL DAS ÁRVORES, que teve como tema neste ano: Celebrando as Espécies Nativas do Ceará.

Na ocasião a secretária Laís Sales e toda equipe da SDE/MOA estiveram juntamente com os Agente Jovem Ambiental - AJA's distribuindo mudas de plantas nativas para a população marquense em troca de garrafas PET, incentivando o plantio de espécies nativas e a proteção da flora no nosso município.

#FAA2022 #MOA #meioambiente

#MeioAmbiente 17/03/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE FESTA ANUAL DAS ÁRVORES 2022

A Prefeitura Municipal de Marco, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura Técnologia e Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado - SEMA, convida a todos para participar das comemorações da FESTA ANUAL DAS ÁRVORES, que tem como tema Celebrando as Espécies Nativas do Ceará. Para a nossa programação estaremos realizando a Campanha: Adote Uma Árvore, na próxima quinta-feira (24/04) às 16h na Praça Dom José Tupinambá, onde haverá distribuição de mudas para a população em troca de garrafas PET, incentivando o plantio de espécies nativas e a proteção da flora no nosso município. Contamos com a sua presença. #FAA2022 #MOA #meioambiente

#MeioAmbiente 17/12/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE MOA ENTREGA KIT FARDAMENTO DO PROGRAMA AGENTE JOVEM AMBIENTAL - AJA

A Prefeitura Municipal de Marco, através do Marco Órgão Ambiental - MOA e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente - SDE, realizou nesta quinta-feira (16/12), a segunda etapa da entrega dos kits de fardamento para os marquenses selecionados para o programa Agente Jovem Ambiental (AJA), que acontece em parceria com o Governo do Estado.

O Programa, tem como objetivo estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, através da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.

Cada Agente Jovem Ambiental recebeu um kit contendo mochila, boné, garrafa e duas blusas. Além disso, os contemplados pelo projeto, recebem uma bolsa mensal de R$ 200,00, seguro-acidente, cursos e formações durante os 12 meses de duração do projeto, que pode ser prorrogado pelo mesmo período.

No total, 51 jovens participam do projeto no município. "Nós estamos engajados, e empenhados para fortalecer o projeto no município, buscando novas parcerias para enriquecer e ampliar a formação desses jovens não só na educação ambiental, mas também no lado social", destacou Laís Sales Silva, Secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente de Marco.

#MeioAmbiente 02/08/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE MARCO ALCANÇA NOTA MÁXIMA NO IQM 2021

O município de Marco, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente atingiu pela 4a vez consecutiva nota máxima no Índice de Qualidade de Meio Ambiente - IQM Edição 2021, resultado final publicado nessa quinta-feira (29/07) pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SEMA).

O Programa Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente - IQM é um mecanismo que possibilita ao município receber o repasse orçamentário de até 2% da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS Socioambiental, para investir no desenvolvimento das ações voltadas à implementação da Política de Resíduos Sólidos.

Essa conquista é resultado de um forte trabalho da equipe técnica da secretaria realizado em políticas públicas no âmbito municipal que objetivam mais investimentos na área ambiental.

#MeioAmbiente 28/07/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE NOVO EDITAL DO PROGRAMA AGENTE JOVEM AMBIENTAL - AJA

As inscrições para o novo Edital do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) estão abertas DE 23 DE JULHO ATÉ 06 DE AGOSTO DE 2021.

O Programa AJA oferece oportunidade de atuação em projetos socioambientais para dez mil jovens cearenses, entre 15 e 29 anos de idade, de famílias que estão no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e matriculados em escola pública ou com o Ensino Médio completo.

O AJA tem como objetivo estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, por meio da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.

O Programa é executado, coordenado e monitorado pela SEMA, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (COEAS).

Os candidatos selecionados para o Programa farão jus aos seguintes benefícios:

Auxílio financeiro no valor de R$ 200,00/mês.

Curso de Formação;

Seguro acidente;

Fardamento;

Certificados.

ATENÇÃO:

- Serão aceitas inscrições de candidatos titulares do Bolsa-Família ou de outros programas sociais com remuneração.

CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO:

Estarão habilitados os jovens que, na data da inscrição, comprovadamente:

a) possuam idade entre 15 (quinze) e 29 (vinte e nove) anos;

b) estejam matriculados ou tenham concluído o ensino médio em escola pública do Estado do Ceará;

c) não estejam matriculados em curso de tempo integral;

d) estejam cadastrados ou integrem família cadastrada no Cadastro Único para Programas Sociais- CadÚnico;

e) não possuam vínculo empregatício;

f) residam no município cearense para o qual se inscreveu;

g) não estejam matriculados, cursando ou tenham concluído o ensino superior.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:

No ato da inscrição, o candidato deverá preencher todo o formulário e anexar os seguintes documentos comprobatórios (serão aceitos documentos digitalizados ou foto de celular):

a) Documento de Identidade com foto (RG ou CNH) do candidato (frente e verso);

b) CPF do candidato (apenas frente, onde aparece o número) ou Cópia da tela de consulta do CPF no site da Receita Federal. FAÇA A CONSULTA NO SITE: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp

c) Comprovante de endereço atualizado do candidato ou do responsável (conta de luz, água ou telefone) ou autodeclaração do candidato;

d) Cópia da tela de consulta do NIS (Número de Identificação Social) do candidato.(Atenção: o NIS tem que ser do próprio candidato. NÃO pode ser da mãe, do pai ou de qualquer outro membro da família).

FAÇA A CONSULTA NO SITE: https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/

e) Certificado de conclusão do Ensino Médio (somente a frente onde aparece o nome do aluno e da escola estadual) ou cópia da tela de consulta da Declaração da escola estadual informando que:

1) o candidato está regularmente matriculado no ensino médio e

2) o candidato não está matriculado em curso de tempo integral.

FAÇA A CONSULTA e imprima sua declaração no portal do aluno on-line da SEDUC-CE: https://aluno.seduc.ce.gov.br/ ou através do aplicativo do aluno on-line, que pode ser baixado em: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.ce.seduc.aluno

f) Foto 3×4 recente para o crachá.

ATENÇÃO: SERÁ DESCLASSIFICADO(A) DO PROCESSO DE SELEÇÃO O(A) CANDIDATO(A) QUE

• NÃO ENVIAR TODOS OS DOCUMENTOS e/ou

• ENVIAR DOCUMENTOS INVÁLIDOS e/ou

• ENVIAR DOCUMENTOS INCORRETOS e/ou

• ENVIAR DOCUMENTOS INCOMPLETOS e/ou

• ENVIAR DOCUMENTOS ILEGÍVEIS (verifique a qualidade da imagem antes de mandar no sistema).

A SEMA informa, por fim, que os canais de comunicação do candidato são:

• Site da SEMA (www.sema.ce.gov.br);

• Telefones: (85) 3108-2778 ou (85) 3108-2779;

Ouvidoria (85) 3108-2794;

• E-mail: aja@sema.ce.gov.br

EDITAL:

https://www.sema.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/36/2021/07/Edital-03-2021-FINAL-AJA.pdf

INSCRIÇÃO:

http://questionario.sema.ce.gov.br/index.php/462994?lang=pt-BR

#MeioAmbiente 06/07/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE LISTA DOS CONVOCADOS DO CADASTRO DE RESERVA PARA O AJA

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) divulga a lista de convocação dos candidatos selecionados após análise da documentação do Cadastro Reserva.

Segue abaixo lista dos Classificáveis selecionados

ANTONIA GRACIANE ALVES

ANTONIO EDINALDO REBOLSO FILHO

GRACIELIA DA SILVA MELO

IARA DAVILA REBOLSO

JANNIELY DAS GRAÇAS CAPISTRANO

JHONANTAS ROBERTO CAPISTRANO

MARIA FABIANA DA SILVA

MARIA TALIA SAMPAIO

Observação: A seleção do Cadastro Reserva obedecerá à ordem de classificação de acordo com o Edital, respeitado o número de vagas destinadas a cada município.

Observação 2: Caso todas as vagas de um município sejam preenchidas, e ainda existam candidatos aptos, estes continuarão no Cadastro Reserva e serão chamados oportunamente quando surgir vaga no seu município, respeitando a ordem de classificação.

O site da Sema é o canal oficial de comunicação com os AJAs. Todos os convocados deverão acompanhar periodicamente no site da SEMA as informações referentes ao Programa.

Em caso de dúvidas, contacte o Suporte de Atendimento ao AJA: (segunda à sexta, das 09h às 17h): (85) 3108-2778 ou (85) 3108-2779 ou aja@sema.ce.gov.br

#MeioAmbiente 16/06/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE SEMA inicia pagamentos do Programa Agente Jovem Ambiental - AJA

A Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA) informa que, a partir do dia 16 de junho de 2021, estarão liberados os cartões e o auxílio-financeiro aos Agentes Jovens Ambientais, referente às duas primeiras parcelas do benefício (abril e maio de 2021), já podendo fazer o saque na data mencionada.

INSTRUÇÕES PARA RETIRADA DO CARTÃO E AUXÍLIO:

Para retirar o cartão e o auxílio, é necessário que o próprio AJA se dirija à agência do Banco do Brasil do município de Marco, portando os seguintes documentos:

- RG do AJA

- CPF do AJA

- Comprovante de endereço em nome do AJA ou do responsável

- Caso o AJA seja menor de idade, deverá estar acompanhado de um responsável maior de idade, portando TAMBÉM os documentos do responsável: RG do responsável, CPF do responsável e Comprovante de Endereço do responsável.

Segue abaixo lista dos beneficiários com cartão e auxilio liberado:

ANA CAMILA DE SOUSA FREITAS

ANA ERICA MARQUES DA COSTA

DAVI PASCOAL SILVA

FRANCISCA LAIANA DO NASCIMENTO

FRANCISCO JOSE DE ALBUQUERQUE

JULIANA QUELE RIBEIRO DE SOUSA

KAILANE DOS SANTOS NASCIMENTO

VINICIUS SILVA

MARIA CASSIANA SILVA DO NASCIMENTO

MARIA EVANIZIA OLIVEIRA REIS

MARIA EVA VASCONCELOS

MARIA KILVIA PEREIRA SAMPAIO

MARIA RAISSA DOS SANTOS

MARIA TAIANE TEIXEIRA

RAIMUNDA REGIVANA TOMAZ DA SILVA

VITORIA DAVILA DE VASCONCELOS PAIXAO

Beneficiários que precisam entrar em contato com o SEMA:

ANA DAVILA DO NASCIMENTO TEIXEIRA

JOSE DOS REIS DE

JOSE GEREMIAS PESSOA DE ANDRADE

OBS.: solicitamos aos jovens que estão com nome em destaque para entrarem em contato com a SEMA - Secretaria do Meio Ambiente para solucionar pendências no cadastro.

Fone: (85)3108-2794

E-mail: aja@sema.ce.gov.br

#MeioAmbiente 25/05/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE ENTREGA DE DOCUMENTAÇÃO DO CADASTRO DE RESERVA AJA - AGENTE JOVEM AMBIENTAL

A Secretaria do Meio Ambienta do Ceará, em parceria com a prefeitura municipal de Marco, informa aos jovens selecionados no Cadastro de Reserva do Programa Jovem Ambiental - AJA, que está aberto o sistema para envio da documentação comprobatória exigida no programa. Reforçamos que os jovens terão apenas essa semana para concluir o processo, não sendo prorrogado o prazo final de entrega. Fique atento! O prazo encerra dia 30 de maio de 2021 (domingo).

Selecionados:

ANA CHIRLEY FERREIRA HONORATO;

ANA MIKAELE DO NASCIMENTO DA SILVA;

ANA MILENA LEANDRO DE SOUSA; ANA PAULA SILVA;

ANA VITÓRIA SILVA; ANDRESA SALES OLIVEIRA;

ANTÔNIA GELISLÂNDIA SILVA;

ANTONIA GRACIANE ALVES;

ANTONIO EDINALDO REBOLSO FILHO;

FÁTIMA VITÓRIA FERREIRA DO NASCIMENTO;

FRANCISCA VITÓRIA DA SILVA;

FRANCISCO CLAYTON RIOS SOUZA JUNIOR;

FRANCISCO FELIPE SILVA;

FRANCISCO LEON CRISTIAN FEITOSA;

GORETTE EDUARDA DA ROCHA ARAÚJO;

GRACIELIA DA SILVA MELO;

IARA DÁVILA REBOLSO;

JANNIELY DAS GRAÇAS CAPISTRANO;

JHONANTAS ROBERTO CAPISTRANO;

JOSÉ JORDANIO FAUSTINO;

JOSÉ LUAN NASCIMENTO;

JULIA VITÓRIA DE FREITAS ALVES;

KANANDA YSLA DOS SANTOS FREITAS;

KAYLANNE MEYRE FREITAS ARAUJO;

KELLY SANTOS DACOSTA;

KESSYA TAIANY DA SILVA CRUZ;

LAIZA DAVI SILVA; LETICIA FIGUEREDO FONTELES;

LUIZ FELIPE NASCIMENTO;

LUZIA BRUNA DE MATOS DOS SANTOS;

MANUEL ACÁCIO DE OLIVEIRA; MARCOS

ANDERSON SAMPAIO LOPES;

MARIA ALICE DOS SANTOS ROCHA;

MARIA AMANDA LOPES QUEIROZ;

MARIA ANDREIA NUNES DA SILVA;

MARIA EDUARDA GOMES DO NASCIMENTO;

MARIA EDUARDA SILVA REBOLSO;

MARIA ESTHEFANIA FERREIRA HONORATO;

MARIA EVELINE HONORATO OLIVEIRA;

MARIA FABIANA DA SILVA;

MARIA GLÓRIA DE FREITAS ALVES;

MARIA IZABEL SALES ROCHA;

MARIA JAINE DE ALMEIDA;

MARIA JAMÍVILA OLIVEIRA BRAZ;

MARIA JANAINA DE ALMEIDA;

MARIA JULIANA PROCÓPIO DE SOUSA;

MARIA RAFAELA DIOGO DE ANDRADE;

MARIA SAMIA DOS SANTOS;

MARIA TALIA SAMPAIO;

MARIA YARA MARQUES;

MARIA YLANA SILVA;

ROBERLANY ALVES DIAS;

THIAGO FELICIANO DA SILVA;

THIAGO SAMPAIO DA SILVA;

YAGO DA COSTA VASCONCELOS.

Segue abaixo link de envio da documentação:

#MeioAmbiente 10/05/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Licenciamento Ambiental Municipal

A Prefeitura Municipal de Marco, lançou, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente - SDE, o Marco Órgão Ambiental - MOA, o qual possui competência para realizar o licenciamento ambiental em âmbito local, em obediência ao § 2º do art. 7º, da Resolução COEMA nº 07, de 25 de setembro de 2019.

O Órgão Ambiental Municipal prosseguirá regularmente com o licenciamento das obras e atividades de impacto local, em conformidade a Lei Complementar 023/2020, que institui o Licenciamento Ambiental, a Taxa de Licença Ambiental e os custos de análises de estudos ambientais do Município de Marco e dá outras providências.

#MeioAmbiente 30/03/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE AGENTE JOVEM AMBIENTAL SISTEMA DE ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO DOS CANDIDATOS SELECIONADOS

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA) disponibilizou nesta segunda-feira (29/03) o Sistema Virtual de envio da documentação comprobatória para os candidatos(as) selecionados(as).

LINK PARA ENVIO:

https://www.sema.ce.gov.br/sistema-de-envio-da-documentacao/

O prazo para envio da documentação através do sistema no site da SEMA se encerra dia 02 de abril de 2021.

Não há a necessidade de que o(a) candidato(a) selecionado(a) se desloque para nenhum lugar para a entrega da documentação. Todo o processo será feito de forma virtual, respeitando assim as restrições sanitárias vigentes no nosso estado.

Finalizada a análise da documentação, os AJAs receberão orientações para dar início às atividades do Programa através do e-mail cadastrado no sistema, bem como a SEMA iniciará o processo de abertura da conta bancária e emissão do cartão bancário para o pagamento do auxílio financeiro.

IMPORTANTE: O(a) Candidato(a) que tiver algum problema de acesso ao sistema de envio da documentação poderá acessar o suporte telefônico através dos números:

• (85) 3108 2778

• (85) 3108 2779

• WhatsApp: (88) 988086506 - Herderson (SDE - Prefeitura Municipal de Marco).

#MeioAmbiente 23/03/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Resultado Final - AJA Relação dos candidatos aprovados e cadastro de reserva.

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA) divulgou, nesta sexta feira (19/03), o resultado final da seleção para o Programa Agente Jovem Ambiental - AJA. Mais de 50 marquenses foram selecionados.

Agora, os candidatos selecionados deverão preparar sua documentação comprobatória para enviar através do site da SEMA (www.sema.ce.gov.br) a partir do dia 29 de março. Todo o processo será feito, exclusivamente de forma virtual, respeitando assim as restrições sanitárias vigentes no Estado.

O Programa AJA tem como objetivo estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis no Município, por meio da inclusão social e ambiental, proporcionando oportunidade de capacitação na área ambiental, além de um auxílio financeiro mensal correspondente a R$ 200.

Para mais informações ou qualquer dúvida, entre em contato:

• Fone: (85) 3108 2794;

• E-mail: aja@sema.ce.gov.br

• WhatsApp: (88) 988086506 - Herderson (SDE

#MeioAmbiente 10/03/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Resultado preliminar da seleção para o AJA - Agente Jovem Ambiental, divulgado pela SEMA.
#MeioAmbiente 01/03/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Ciclo de Palestra - ABELHAS ESPECIAIS QUE POLINIZAM ACEROLAS

Nesta última quarta-feira (24/02) aconteceu a palestra sobre Abelhas Especiais que Polinizam Acerolas promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente através do projeto Ciclo de Palestras.

A palestra foi ministrada pelo Prof. Breno Magalhães Freitas, Engenheiro Agrônomo - Universidade Federal do Ceará - Brasil; Mestre em Zootecnia - Universidade Federal do Ceará - Brasil e PhD em Abelhas e Polinização - University of Wales College of Cardiff - Grã-Bretanha. O tema foi focado aos Produtores de Acerola Orgânica da Nutrivale, objetivando aumento de produtividade e proporcionando enriquecimento do conhecimento, onde os mesmos interagiram criando conexões e perspectiva de novos projetos nessa área.

O Secretario Júnior Osterno, em nome da PM de Marco, se prontificou a fazer um convenio entre a UFC e a PM de Marco com objetivo de iniciar estudos junto aos Produtores para identificar as abelhas nativas que habitam a região e em seguida criar ação para multiplicar as espécies encontradas.

#MeioAmbiente 01/03/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Órgão Ambiental de Marco se reúne com assessoria da SEMACE

No dia 15/02 a equipe da SDE através do Órgão Ambiental composta por: Diego Vasconcelos - gerente de turismo e agendas, Francisco Herderson Matos - Engenheiro Agrônomo e Laís Sales Silva - Bióloga, estiveram reunidos com assessor técnico da SEMACE, Ulisses Costa de Oliveira, para alinhamento entre os órgãos de esferas estadual e municipal, na oportunidade a SEMACE deu total apoio para que órgão dê início aos processos de licenciamento ambiental no município de Marco.

Contudo, o Órgão Ambiental de Marco formaliza que já está em funcionamento e realizando processos de licenciamento, afim de regularizar os empreendimentos que necessitam.

#MeioAmbiente 23/02/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Oportunidade! Seleção de Agentes Jovens Ambientais

O Governo do Ceará lançou o primeiro edital do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), que será executado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) em parceria com os municípios participantes.

O edital selecionará dez mil cearenses, entre 15 e 29 anos de idade, de famílias que estão no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e matriculados em escola pública ou com o Ensino Médio completo. O município de Marco contempla de 55 vagas.

Os jovens beneficiados terão um auxílio de R$ 200 por mês, durante dois anos, e devem participar de ações sustentáveis em espaços públicos, ampliando a inclusão social e ambiental.

As inscrições vão até o dia 26 de fevereiro.

As inscrições no processo seletivo serão realizadas de forma virtual, através do link www.sema.ce.gov.br/inscricao-aja <http://www.sema.ce.gov.br/inscricao-aja>.

#MeioAmbiente 21/01/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE SDE realiza reunião para planejamento 2021
#MeioAmbiente 30/07/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Cidade de Marco avança e mais uma vez, é destaque no IQM

Por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciências e Tecnologia - SDE, o município de Marco atingiu nota máxima (1,0) do IQM no ano de 2018, recebendo os benefícios deste avanço em 2019, quando o município também obteve nota máxima, gerando um orçamento de 2% do ICMS ecológico para o ano de 2020. Para 2021, tal qual 2020, a cidade novamente receberá 2% do ICMS Ecológico, possibilitando ao município continuar ampliando políticas públicas com o propósito de preservação ambiental.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), que dispõe de competência para elaborar, planejar e implementar a política ambiental do Estado, divulgou os resultados referentes ao edital 2020 do Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente - IQM dos municípios cearenses, no qual, a cidade de Marco, pela terceira vez consecutiva, obteve nota máxima. Motivo de orgulho para todos que contribuíram para esta conquista.

O IQM, instituído pelo Decreto n° 29.306, de 05 de junho de 2008, e alterado posteriormente pelo Decreto n° 32.482, de 29 de dezembro de 2017, é um dos critérios que possibilita aos municípios receber o repasse orçamentário de até 2% da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS. Com intuito de atribuir novos critérios de redistribuição de recursos do ICMS para preservação ambiental do Estado, foi criado o ICMS Ecológico, que reflete o nível da atividade econômica nos municípios em conjunto com a preservação do meio ambiente. Portanto, os municípios que atenderem aos critérios do IQM dispostos no decreto, serão destinados até 2% do ICMS Ecológico.

#MeioAmbiente 18/09/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE A Gestão de Resíduos Sólidos e a Logística estimula o Município de Marco Programa Marco Verde
#MeioAmbiente 08/08/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE Município de Marco atinge nota máxima no IQM 2019 Programa Marco Verde
www.marco.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 23:49:37