Adeone Vasconcelos - Técnico da SDE
No dia (09/02) o Município de Marco recebeu da SDA através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente - SDE, 55.000 alevinos de Tilápia destinados ao repovoamento dos açudes em várias localidades.
O Município de Marco realiza pelo quarto ano consecutivo peixamento em seus açudes; até o momento foram distribuídos alevinos em todos os espelhos d'agua existentes no Município dentro da capacidade de suporte de cada manancial; foram repovoados com alevinos de tilápia, carpa e tambaqui.
As espécies foram adquiridas da Secretaria de Desenvolvimento Agrário - SDA no "Programa de Peixamento dos açudes públicos nos Municípios do Estado do Ceará". Essa iniciativa da Prefeitura tem por objetivo diversificar as fontes de renda dos produtores rurais do município e aquisição de proteína de boa qualidade com valor acessível. Outra vantagem do Programa de Apoio ao Peixamento de açudes da SDE é melhorar o aproveitamento do potencial hídrico local.
Segundo o Secretário da SDE Júnior Osterno, a inclusão dos mananciais nesse programa vem abastecer a mesa de aproximadamente 600 famílias com alimento de excelente qualidade, incentivando nossos produtores a adquirir outras fontes de renda ao utilizar os recursos que já possuem, resultando no aumento de produção de peixes em nosso município. "Trazer projetos e recursos como esse é de suma importância para desenvolver cada vez mais nossa piscicultura", ressaltou o Secretário. "Estudos realizados indicam que cada alevino com peso entre 15 e 20 gramas a partir de 180 dias, considerando perca de 30%, e sem fornecimento de ração passam a pesar 500g. Significa que teríamos uma produção de 56 toneladas de proteína bruta de excelente qualidade disponível para a população da zona rural. Se considerarmos ainda, que parte dos 30% de perca foi convertido em alimento para peixes carnívoros (traíra, tucunaré, etc.) chegaríamos a um resultado mais expressivo".