Programa de Desenvolvimento em Pesca Artesanal e em Tanques de Redes
A atividade da piscicultura vem se desenvolvendo no Brasil e no Estado do Ceará; hoje no Município de Marco, são boas as perspectivas de implantação de áreas de cultivo de peixes, especialmente em tanques escavados. Diante do crescimento desse segmento, a Prefeitura de Marco através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciências e Tecnologia procura informar e incentivar aqueles que tiverem interesse na piscicultura oferecendo parceira via SEBRAE/Consultorias para os mesmos.
O município é detentor de bom potencial aquícola a serem exploradas; pois, contamos com vários mananciais (açudes, barragens, rio e lençóis freáticos bem próximos à superfície), com capacidade para produzir pescados em tanques - rede, além de contar com inúmeras áreas aptas para implantação de projetos em tanques escavados.
Apesar dessa grande riqueza hídrica, a produção de peixes no município deixa a desejar, contando exclusivamente com a pesca artesanal, estando muito aquém da procura, sendo o município e região abastecidos por peixeiros de outras regiões.
Considerando esses fatores, a Prefeitura Municipal de Marco, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciências e Tecnologia e a parceria com o SEBRAE, incentiva a atividade da piscicultura no Município através do diagnóstico de áreas com potencial para o desenvolvimento da atividade, orientações, assistência técnica e elaboração de projetos, buscando alternativas para desenvolver a atividade de maneira sustentável, procurando assim atender todos interessados.
Atualmente na Comunidade Varjota, foi concluído um projeto piloto com escavação de (quatro) 04 tanques para engorda de peixe da espécie Tilápia e (um) 01 tanque para manejo; água retirada de um poço profundo com vazão de 4.000 lts./h.
Nesses quatro tanques, serão colocados em média 1500 alevinos em cada tanque, perfazendo um total de 6000 alevinos. No final do ciclo de (seis) 06 meses, teremos na primeira despesca 4200 kg de pescado.
A tilápia que tem conquistado o cenário da piscicultura nacional, ganhando cada vez mais a preferência dos manejadores nas criações em cativeiro, apresenta ótima adaptação para a piscicultura, à espécie tem sido a responsável pelo crescimento constante do setor e, consequentemente, impactando expressivamente nos resultados gerais da agropecuária.
O Secretário da pasta Junior Osterno ao realizar a visita em campo, quando da construção dos tanques, expressou o valor dessa atividade; "Nós temos uma atenção especial com o homem do campo, estamos sempre buscando fazer o melhor para que eles tenham renda e muita prosperidade em suas terras". E acrescentou: o Prefeito Roger, estar acompanhando nosso desempenho nessa atividade; pois, em pouco tempo antes do início da quadra invernosa, construiu a passagem molhada da Varjota por onde irá escoar a produção do pescado e realizou a terraplenagem das estradas da zona rural", afirmou.
Escrito por Lucimar Leal - Eng° Agr° - SDE